"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

IBOPE E DATAFOLHA TIVERAM PLENO ÊXITO NAS PESQUISAS

 

Sem dúvida alguma, os resultados das urnas do segundo turno confirmaram amplamente as pesquisas do IBOPE e Datafolha. Basta comparar os números contidos na edição de O Globo e da Folha de São Paulo para se chegar a essa constatação. Em alguns casos como o da vitória de Gustavo Fruet em Curitiba houve até praticamente uma exatidão. Em São Paulo, a diferença final ficou em torno de doze pontos, os institutos apontavam 18 e 16.



Pesquisas eleitorais não são, tampouco poderiam ser, matematicamente exatas. Mas se confirmaram na prática, de modo geral. Em Salvador caiu a diferença de ACM Neto sobre Nelson Pelegrino. Mas é preciso considerar que a presidente Dilma Rousseff foi a um comício na capital baiana.
Como se sabe, as pesquisas eleitorais são as únicas que podem ser confirmadas na prática.

Publicamente. Os jornais e as emissoras de televisão divulgam os números antes da abertura das urnas. A realidade surge em seguida. Aqueles que têm prazer em conferir, encontram a sua oportunidade quase sempre logo na primeira hora das computações. Hoje a apuração transcorre por igual em todas as áreas das cidades. Antigamente não era assim. Portanto o voto das correntes sociais é apurado por igual.

Reduto eleitoral, atualmente, só funciona em eleição para deputado federal, estadual e vereador. Não para cargo executivo como o de prefeito. Nem para presidente da República, nem para governador. O sistema eleitoral brasileiro evoluiu extraordinariamente com a urna eletrônica e a computação informatizada. Eliminou o contato manual na apuração dos sufrágios. Foi um avanço essencial.

Os acertos entre as pesquisas e as urnas pode ser cotejado pela opinião pública. Por todos.
O que surpreende é a soma da abstenção com a de votos brancos e nulos. Na cidade de São Paulo, a abstenção atingiu 19%. Mas é preciso considerar alguns pontos. Os de 16 a 18 anos e os maiores de 70 não são obrigados a votar. Mas este aspecto é de menos.


O fato é que à medida em que o número de eleitores se afasta do último recadastramento, a abstenção aparente tende a crescer. Pois é preciso considerar a taxa de mortalidade de 0,7% ao ano, média brasileira, nem sempre acompanhada pela respectiva baixa nos tribunais regionais. Há também o índice de doenças que impede os eleitores a irem às seções eleitorais.

Os brancos e nulos, estes sim, representam ao mesmo tempo uma aversão aos candidatos ou descrédito no próprio processo democrático. Que fazer? Nada, a não ser desenvolver campanhas publicitárias mais fortes. Porém isso já é feito pelos partidos políticos.

Mas o tema central deste artigo eram as pesquisas e seus acertos. Mais u ma vez se confirmaram. Não totalmente, mas numa escala de alta eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário