"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

UM FIM DE ANO DE SUSPENSE PARA LULA

O procurador Gurgel já está apurando o depoimento e os documentos entregues por Marcos Valério

Neste fim de ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não terá sossego. A imprensa está mantendo o cerco, querendo declarações sobre as denúncias do publicitário Marcos Valério, operador do esquema do mensalão, e também sobre a Operação Porto Seguro, que revelou as ligações íntimas de Lula com a então chefe do Gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha, sua companheira em 24 viagens ao exterior, quando foram visitados 32 países.

http://www.sponholz.arq.br/charges/grd/charge_grd_579.jpg

Agora, mais uma notícia tenebrosa. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, anunciou que, com o fim do julgamento do mensalão, poderá ter condições de analisar com mais calma o depoimento prestado em setembro pelo publicitário Marcos Valério. Segundo Valério, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se beneficiou do esquema de cooptação de dinheiro.

“Concluído o julgamento, vou analisar o depoimento e serão tomadas as providências que são cabíveis para completa investigação de tudo que demande apuração”, disse Gurgel à repórter Débora Zambier, da Agência Brasil, destacando que na ocasião Valério entregou alguns documentos, como comprovante de depósitos, cuja veracidade agora vai ser apurada.

Gurgel lembrou que, como o ex-presidente não tem mais prerrogativa de foro, o caso deve ser mandado para o Ministério Público de primeira instância de São Paulo ou de Brasília, dependendo de onde se deram os fatos.

O procurador disse que não analisou o depoimento em profundidade, mas voltou a desqualificar a confiabilidade de Valério. “Com muita frequência, Marcos Valério faz referência a declarações que ele considera bombásticas, e quando nós vamos examinar em profundidade não é bem isso.”

21 de dezembro de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário