"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de julho de 2012

HIERONIMUS BOSCH - OS SETE PECADOS CAPITAIS (PARTE 1)

Os Sete Pecados Capitais, uma das mais extraordinárias dentre todas as extraordinárias obras de Hieronimus Bosch, deduz-se que criada c. de 1500, pode ter sido feita sob encomenda de uma ordem religiosa.
Bosch, como já vimos, baseava as figuras que retratava em provérbios, lendas, superstições e ensinamentos populares e com isso criou uma iconografia própria.
Sempre preocupado com o Homem e seu destino após a morte, demonstrou em quase todas as suas obras uma visão apocalíptica da condição humana.


Parte 1

Os Sete Pecados Capitais (imagem do painel completo acima), óleo sobre painel de madeira, é composto por sete círculos em torno de um central e que retratam a avareza, o orgulho, a gula, a ira, a inveja, a preguiça e a luxúria. Ocupam quase todo o painel de madeira. Nas quatro pontas, outros quatro círculos que retratam a Morte, o Juízo Final, o Inferno e o Paraíso.
No centro do painel, contornado por um anel dourado, vemos Jesus Cristo e a inscrição em latim: Cuidado, Cuidado, Deus Vê. A esfera central representa o olho humano, com Cristo dentro da pupila.
No alto e na parte de baixo do painel, duas citações em latim retiradas do Deuterônimo (5º Livro do Pentatêuco): "Posto que é uma nação desprovida de juízo e não há neles nenhuma inteligência" e "Ó, se eles fossem sábios! Considerariam isto tudo e refletiriam sobre o que lhes acontecerá ao fim".
Esta semana mostrarei suas obras com o mínimo de palavras possível. O importante é o que cada um de nós sente ao olhar para o que Bosch desenhou e pintou.

Acima, em detalhe, ampliado, o âmago do painel
Os Sete Pecados Capitais, óleo sobre madeira, 120 cm × 150 cm
Acervo
Museo del Prado, Madrid

05 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário