"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de julho de 2012

WAGNER CANHEDO, DA VASP, É CONDENADO A 8 ANOS DE PRISÃO, MAS JÁ TEM 75 ANOS DE IDADE ETC E TA...L

Os sites noticiosos revelam que a Justiça Federal enfim condenou o empresário Wagner Canhedo, ex-diretor presidente da Viação Aérea São Paulo (Vasp), a 8 anos, 8 meses e 17 dias de prisão por crime de apropriação indébita de contribuição previdenciária. O montante que Canhedo deixou de recolher aos cofres da Previdência, segundo cálculo da Procuradoria da República, alcança cerca de R$ 35 milhões.


Canhedo com a mulher (Reprodução da AE)

O juiz Fábio Rubem David Müzel, da 7ª Vara Federal em São Paulo, levou quatro anos para dar a sentença de 12 páginas, na qual assinalou o que todos já sabiam: “A materialidade do delito está devidamente delineada”. A Vasp não repassava ao INSS as contribuições descontadas dos salários dos empregados, em violação ao artigo 168-A, parágrafo 1.º, do Código Penal.

Segundo a Agência Estado, Canhedo, de 75 anos, foi condenado a cumprir pena em regime fechado, mas poderá apelar em liberdade porque o juiz considerou que não estão presentes os pressupostos para a decretação da prisão cautelar do réu – não há notícia de que ele estaria ameaçando testemunhas ou de risco de fuga do País. Seu advogado, o criminalista Ricardo Alexandre de Freitas, já recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3). Ele pede anulação da sentença.

Traduzindo: A exemplo do que acontece com o juiz corrupto Nicolau dos Santos Neto, que desviou milhões da obra do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, Canhedo ficará em prisão domiciliar, porque é idoso. A Justiça brasileira é muito compreensiva, não acham?

Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário