"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de julho de 2012

TUDO VAI BEM?

O noticiário mostra fatos muitas vezes de difícil entendimento. No plano político a presidente Dilma é aprovada por 77%, o que significaria que o povo está muito feliz com o seu governo. Na economia o ministro da fazenda e os demais do setor, só mostram dados espetaculares de progresso.

 No setor corrupção a tal CPI, criada pelo ex presidente Lula com a finalidade de atingir o governador de Goiás, vai se complicando com mais e mais novos fatos, novas gravações, novas denúncias mostrando que, se algo não for feito com rapidez, ou não existem inocentes em canto nenhum, ou está na ora de encerrar tudo com uma belíssima pizza, como é habito no Brasil.

Na Justiça, da qual se espera finalmente algo positivo no combate ao mensalão e aloprados, existe uma promessa de julgamento em plena fase eleitoral. No setor Saúde um desastre geral, segundo a imprensa livre (tão combatida por parte significativa dos atuais governantes, exceto a presidente, felizmente) a coisa vai de mal a pior.

Falta assistência que é garantida pela Constituição, faltam profissionais em vários setores, faltam hospitais, medicamentos, recursos etc..
E quanto à segurança? Um verdadeiro caos que se acentua a cada dia. No campo diplomático também confusão, após a destituição do presidente paraguaio o que ensejou o temível ingresso da Venezuela no Mercosul.

Realidades: A Economia está em declíniodos envolvidos no caso “dólares na cueca” já provoca uma terrível sensação de desastre.
Na saúde, o ministro da Educação – que de medicina não sabe nada – quer criar escolas sem nenhuma condição de formar médicos. Segurança então nem se fala. Uma reforma total no código penal e no E C A não vai acontecer como deveria. Os “meninos” já chefiam atividades criminosas. No setor diplomático a confusão parece sem solução.
Difícil, não???

05 de julho de 2012
Plínio Zabeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário