"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de julho de 2012

GOVERNO PROTEGE OS PLANOS DE SAÚDE, AUMENTA OS PREÇOS ACIMA DA INFLAÇÃO E AGORA BANCA O DURÃO, AMEAÇANDO PUNIR ALGUNS DELES

Um dos maiores escândalos brasileiros é a questão da Saúde. Já houve tempo em que havia excelência nos hospitais públicos. Era lá que os governantes buscavam atendimento. Lembro do então presidente João Figueiredo internado no Hospital dos Servidores, aqui no Rio, depois de sofrer um enfarte. Agora, tudo mudou. Os governantes fogem dos hospitais públicos e têm fortes motivos para agir assim.

Conseguir um plano de saúde é hoje o maior sonho de consumo dos brasileiros, embora o atendimento seja cada vez pior. Nos últimos anos ficou muito difícil conseguir uma internação, porque os hospitais conveniados passaram a reservar a maioria dos quartos para pacientes de cirurgia, que propiciam maior retorno em termos de faturamento.

Não é surpresa que as queixas contra planos de saúde tenham aumento 57% em apenas três meses. Há problemas até para atendimento em consultório e para fazer exames. por incrível que pareça, alguns laboratórios que demoram quase duas semanas para liberar o resultado de um simples exame de sangue. Se for um caso grave, o paciente morre sem que o médico tenha podido comprovar qual era a doença.

###

O FIM DA ANAMNESE

O pior é que a existência dos planos de saúde causou uma grande deterioração no atendimento em consultórios. Os planos pagam muito mal aos médicos e a imensa maioria deles hoje atua como se fossem taxistas. O cliente entra, o médico aciona a bandeirada, atende numa velocidade absurda, manda fazer algum exame ou dá uma receita, e estamos conversados. A boa e velha anamnese hoje é feita superficialmente, não há uma interação maior entre médico e paciente. Isso não existe mais.

###

AGÊNCIA REGULADORA?

Em meio a esse verdadeiro caos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz avaliar a possível suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde, que infringiram a Resolução Normativa nº 259 sobre prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.
Os prazos são de 14 dias para agendar consultas médicas de especialistas, sete dias para consultas básicas e até três dias úteis para exames de sangue, por exemplo. Segundo informações publicadas terça-feira pela ANS, no período entre março e julho foram apuradas 4.682 reclamações por beneficiários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos.

Foto: Vejam a Diferença e tirem suas conclusões!</p>
<p>AMIGOS CURTO E RECOMENDO ESTA PÁGINA>>>> https://www.facebook.com/LembraremosDeVoceNaEleicao<br />
NÃO TEMOS RABO PRESO COM NINGUÉM FALAMOS O QUE MUITA GENTE TEM VONTADE DE FALAR E NÃO FALA.....

CABIDES DE EMPREGOS

Sabem o que vai acontecer? Nada. Como todas as outras “agências reguladoras”, a ANS é apenas um cabide de empregos bem-remunerados, cujos ocupantes não demonstram a menor preocupação com o interesse público. Esta é a realidade em que vivemos.

E lembrar que o então presidente Lula chegou a dizer que em seu governo o atendimento do SUS estava perto da perfeição… Até ofereceu a Barack Obama o “modelo brasileiro” para ser implantado nos Estados Unidos, vejam só que tamanha desfaçatez. Lula disse que atendimento estava tão bom que ele tinha vontade de ficar doente para ser tratado lá.

Por ironia do destino, poucos meses depois Lula adoeceu gravemente e teve de recorrer a um atendimento no sofisticado e caríssimo Hospital Sírio Libanês. Na mesma época, quem recorreu ao SUS foi uma prima de Lula, que também sofria de câncermas teve cancelada a cirurgia, por problemas no SUS. Nenhum jornal publicou nada sobre ela, que é apenas um rosto na multidão.

Espero que tenha sobrevivido. Que Deus a proteja e a nós não desampare, como diz nosso amigo Ancelmo Gois.

Carlos Newton
05 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário