"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 9 de fevereiro de 2013

EDUARDO CAMPOS CONDENA ARTICULAÇÃO DE RENAN CONTRA ROBERTO GURGEL

 
Aliados de Renan tentarão realizar um processo de impeachment contra Gurgel
 
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) condenou a atitude de aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), que estão aguardando nos bastidores para pedir o impeachment do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em represália às denúncias contra o político enviadas por Gurgel ao Supremo Tribunal Federal. Para o socialista, não há nenhum indício de que o procurador tenha agido com incorreção.

—Eu não vejo nenhum indício de falha no procurador geral que justifique o uso dessa medida, que embora seja constitucional, é muito extrema. E só deve ser utilizada quando existe um grave absurdo no descumprimento da lei. Da mesma forma que um detentor de mandato —governador, presidente — pode ser cassado, um procurador também pode. Mas só em caso de descumprimento da lei. Não vejo nenhum fato objetivo que venha incriminar a ação do procurador, disse o socialista, ao chegar na concentração do clube de máscaras o Galo da Madrugada, que abre o carnaval do Recife, nesse sábado.

Aliados de Renan tentarão realizar um processo de impeachment contra Gurgel, levando adiante representações protocoladas na Mesa da Casa contra o chefe do Ministério Público. Desde que Gurgel enviou denúncia contra o senador alagoano ao Supremo Tribunal Federal (STF), dias antes de sua eleição como presidente, a cúpula do partido planeja uma retaliação e decidiu pelo não arquivamento das representações, uma praxe na Casa nestes casos.

A ideia é enviá-las para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), também comandada pelo PMDB, com o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), da tropa de Renan. A decisão constitui a possibilidade de revanche mais imediata, já que Gurgel tem apenas mais seis meses de mandato à frente da PGR.

O governador, que também é presidente nacional do PSB, afirmou que o seu partido não vai se envolver com essa polêmica iniciativa.

—Nosso partido vai se meter em tudo que seja certo, que defenda a ética, a transparência.

Eduardo informou que vai passar todo o carnaval em Pernambuco.

09 de fevereiro de 2013
Letícia Lins - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário