"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PARA CONTAR BEBENDO UMA GELADA

 

Um coroa barriga verde, divorciado, rico e de bem com a vida e achando que tinha 25 anos, saiu da revendedora num reluzente conversível esportivo, se achando, devido à pigmentação da pele, igual a Lewis Hamilton; para testar a máquina, dirigiu-se à rodovia, ajeitou-se no banco anatômico e ergonômico, feito sob medida e empurrou o pé no acelerador.

ridendoA 120 por hora, com o vento passando pela calva reluzente, sentiu-se o rei do mundo.
Numa olhadela descuidada ao retrovisor, viu um carro da polícia rodoviária com todas as luzes piscando e a sirene a todo volume, dando-lhe perseguição.

– (Quero ver esse feladaputa me alcançar) e baixou a bota até encontrar o assoalho; 150, 200, 240, e aí, caiu em si; (que cazzo estou fazendo; não estou mais com idade para essas coisas).

Aliviou o pé e estacionou no acostamento, esperando o policial.                
O policial estacionou atrás dele, saiu do carro com aquela calma que diz:

– (vou te foder, velho). Chegou na lateral, olhou pro coroa e pro relógio e disse:

– Cidadão, meu turno termina em meia hora; hoje é sexta feira e não estou afim de me aborrecer com burocracia. Se o senhor me der uma razão que eu nunca tenha ouvido para justificar seu excesso de velocidade, vou deixá-lo se livrar da infração.

– Seu guarda, três anos atrás, minha mulher me deixou por um policial rodoviário; eu pensei que o senhor estava atrás de mim para devolvê-la.

– Tenha um bom fim de semana, senhor!

*** *** ***

“Um dono de abatedouro gaúcho recebeu uma fatura de R$ 50.000,00 que, se paga à vista, teria um desconto de 15%.

Pensou, pensou e não conseguiu chegar ao valor correto. Ligou para sua secretária:

– Creusa, você vai se formar em contabilidade e eu preciso de sua ajuda.

 – Pois não senhor, o que é?

– Se eu lhe der 50 paus menos 15%, quanto você tiraria?

- Tiraria tudo, senhor, menos os brincos!”.

*** *** ***

“Em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, num boteco, um rapaz falou em alto e bom som:

– Mas, Bah, tchê, quando chegar o fim do mundo, eu gostaria de estar aqui, em Dom Pedrito;

– Por que, por que?

- É que em Dom Pedrito as coisas acontecem com dez anos de retardo.
 
*** *** ***

“Em Joinville, um cara entrou esbaforido na loja: – Chicão! Acabaram de roubar seu carro no estacionamento.

– Caraca, que droga, acabei de comprar, você viu quem foi o ladrão?

– Vi não, Chicão, mas anotei a placa do carro”.

25 de fevereiro de 2013
Marc Aubert

Nenhum comentário:

Postar um comentário