"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

YOANI: RUMO AO APLAUSO NUM PAÍS QUE CONHECEU O COMUNISMO

 
A blogueira cubana Yoani Sánchez visita o Rio e vive seu dia de turista: em paz! (Foto: Luís Bulcão)
 
Yoani Sánchez teve, neste domingo, seu dia de turista no Rio. Passeou e tirou fotos. Não foi importunada pela canalha que a vaiou em Recife, na Bahia e em São Paulo, impedindo-a de falar. O recado é mais ou menos este: como turista, pode ficar; como dotada de uma voz política, que critica a tirania, ah, isso não pode, não!
“Reinaldo agora deu pra achar Yoani genial…” Nunca disse que o pensamento político dela me encanta. Há formulações que são até ingênuas. Mas é isso que está em debate? Ainda que ela fosse agente da CIA, teria o direito de falar. A questão é saber por que a CIA tentaria cooptá-la.
A agência deve estar mais preocupada com o Irã. Se a gente pode ter uma espécie de agente cubano dentro da secretaria-geral da Presidência, poderíamos tolerar Yoani como submarino dos EUA, né? Quanta bobagem!
O blogueira cubana segue hoje para a Europa. Parece que a primeira etapa é a República Checa. Deve ser recebida de modo civilizado, com aplausos. A razão é simples. O país passou pelo comunismo e sabe muito bem o que é o regime. Lá não existem esses bananas cooptados por professores nas escolas de segundo grau.
Os professores de lá conhecem os horrores do regime sobre a qual mente uma boa parcela dos de cá.
25 de fevereiro de 2013
Reinaldo Azevedo - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário