"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

UM NÓ PARA O LULA DESATAR

 

Caso 2014 fosse ano apenas de eleições presidenciais, nem seria preciso realizá-las. Com um pouco de exagero, até os tucanos apoiariam Dilma Rousseff, na maior coligação partidária de nossa História. Não haveria uma única legenda interessada em ficar à margem do poder.



Como serão eleições gerais, para o Congresso, os governos estaduais e as assembleias legislativas, mistura-se a equação, complicando-se as previsões. Por isso o Lula preocupa-se tanto em manter a coligação que respalda a sucessora.
Só por milagre obterá sucesso, mesmo assim às custas do PT, se os companheiros estiverem dispostos ao sacrifício. Porque para garantir o apoio a Dilma, o PT precisará abrir espaço para candidatos a governador do PMDB, do PSB, do PP, do PR, do PDT, do PSD e penduricalhos.

Esses partidos jogarão sua sobrevivência na tentativa de dominar estados grandes e pequenos. Disputarão as preferências populares, sem falar nas oposições, com PSDB, DEM e PPS à frente. E com o PT, se não quiser voltar a ser um pequeno partido.

Por enquanto, do lado do governo, prevalece a credibilidade nas promessas de unidade em torno do segundo mandato de Dilma e de uma educada tertúlia entre os diversos candidatos a governador. Quando as campanhas esquentarem, porém, será lambada para todos os lados. Atrás do voto do eleitorado valerá tudo.

Esperar a presidente frequentando os variados palanques é sonho de noite de verão, devendo a recíproca ser verdadeira: se ela apoiar um candidato a governador do PT despertará a animosidade dos demais partidos da base, com reflexo simultâneo nas eleições presidenciais.
Eis um nó para o Lula desatar, agora que passa a cuidar em tempo integral da coligação.

PERDENDO TEMPO

Vai se completar uma semana desde que o Lula, de público, manifestou-se pela candidatura de Dilma à reeleição.
Aguardava-se que o governador Geraldo Alckmin fizesse o mesmo com relação a Aécio Neves, quer dizer, afastando sua própria candidatura presidencial e contribuindo para a unidade no ninho dos tucanos. Até agora, porém, nenhum sinal à vista.

SINAL DOS TEMPOS

Tancredo Neves era careca e tinha sua arcada dentária inferior projetada sobre a superior. Jamais pensou em implante de cabelos ou em ir ao dentista para corrigir o defeito. Tinha outros objetivos em mente.
Já o neto acaba de passar pelo bisturi para tirar rugas e outras melhorias no visual. Sinal dos tempos…
25 de fevereiro de 2013
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário