"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de maio de 2013

A ESTÉTICA DA GUERRA

 




Ao lado da mulher, o arquiduque Ferdinand, do Império Austro-Húngaro, passeia em Sarajevo horas antes do assassinato que desencadeou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918))
 


A testemunha silenciosa de um bombardeio na Segunda Guerra Mundial
 
 


O Big Ben sobreviveu à Batalha da Inglaterra, que durante 40 dias transformou o céu de Londres no cenário de incessantes duelos entre os pilotos da RAF e aviadores alemães (1940)
 


Soldados britânicos voltam para casa depois de três meses de confrontos no norte da África com as tropas do general alemão Erwin Rommel, a "Raposa do Deserto" (18 de janeiro de 1943)
 


Avião japonês abatido durante a Batalha de Saipan (1944)
 


Nagasaki, 20 minutos depois de atingida pela bomba atômica (1945)
 


Carregando o embrulho misterioso e inconfundível, o chinês anônimo é fotografado segundos antes de entrar para a história como o "Homem dos Tanques" (5 de junho de 1989
 


Praça da Paz Celestial, Pequim: o avanço da coluna de tanques é obstruído por um jovem que nunca foi identificado
 
29 de maio de 2013
in augusto nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário