"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de maio de 2013

BRASIL, PIOR DO QUE ESTÁ NÃO FICA

Mensaleiro condenado à cadeia convence palhaço a continuar na política
Pressionado pelo PR, o deputado Tiririca (SP) desistiu de abandonar a política e concorrerá à reeleição. Com a decisão, anunciada ontem, o palhaço dará sobrevida eleitoral ao grupo do colega Valdemar Costa Neto (SP). Condenado no mensalão( sete anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro), o secretário-geral e principal dirigente do partido comandou nos bastidores o movimento para demover Tiririca.
 
A bancada paulista do PR, com quatro integrantes, corria o risco de definhar em 2014 sem a candidatura do palhaço, que teve 1,3 milhão de votos, recorde em 2010. Ontem, Tiririca associou a perda de espaço na TV, onde protagonizaria um programa de humor, à súbita mudança de discurso --em fevereiro, ele havia dito que voltaria a se dedicar à carreira artística por estar desiludido com a atividade no Congresso.Tiririca confirmou, contudo, que pesou na sua decisão o apelo da cúpula do partido e de seus eleitores.
 
Eleito com os bordões de campanha "Pior que está não fica" e "Você sabe o que faz um deputado?", negou que esteja encantado pelo poder. "Não me preocupo muito com poder. Sou artista popular e vivo com isso. Me preocupo em dar voz para o povo." E completou: "Deputado trabalha muito e produz pouco. É um trabalho grandioso. Mas eu chego em casa e falo: não sei como os velhinhos aguentam. Poderiam estar em casa curtindo a família e estão trabalhando".
 
Quase dois anos e meio após assumir o mandato, Tiririca apresentou sete projetos e nunca discursou na tribuna. Nenhuma proposta foi aprovada. Tiririca anunciou que fará caravanas em São Paulo, visitando 50 cidades a partir do próximo mês.(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário