"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de maio de 2013

DESASTRES NATURAIS JÁ CUSTARAM US$ 2,5 TRILHÕES NO SÉCULO XXI

article image
Desastres naturais têm causado muitos prejuízos para as economias dos países em desenvolvimento (Fonte: Reprodução/Abril)

Dados da ONU apontam que a repercussão econômica de desastres naturais vem sendo subestimada

 
Dados da ONU revelaram que os desastres naturais já custaram à economia mundial US$ 2,5 trilhões apenas nos 13 primeiros anos do século XXI. O valor estimado é equivalente ao PIB do Brasil.

Leia também: O custo gerado pelas catástrofes naturais

Os dados apontam que a repercussão econômica de desastres vem sendo subestimada e ressaltam a importância do setor privado em se preparar para terremotos, furacões, enchentes e outros fenômenos naturais.

Perda de mercados 
Os seguros contra prejuízos em fábricas ou produções não seriam suficientes, uma vez que os impactos indiretos por conta de uma interrupção prolongada da produção poderiam causar perda de mercados, por exemplo.

Ainda de acordo com a ONU, apenas uma a cada seis multinacionais tem planos de garantir uma produção ininterrupta em caso de desastre natural. O secretário-geral da organização, Ban Ki Moon, ressaltou que "os custos dos desastres estão fora de controle, mas isso é inaceitável, já que o mundo tem o conhecimento suficiente para reduzir as perdas".

29 de maio de 2013

Fontes: Estadão - Desastres naturais custaram "um Brasil" à economia mundial apenas no século 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário