"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de maio de 2013

MOSAICO DE NOTÍCIAS

MAIORIDADE PENAL: É PRECISO ASSUMIR DE UMA VEZ POR TODAS
article image
Não se pode mais tapar o sol com a peneira e passar a mão na cabeça de criminosos cada vez mais audaciosos
 
     


Esse pensamento tem que acabar

A matéria é delicada, polêmica, mas chega uma hora que deveria ser enfrentada com a seriedade que ela impõe.

Até agora parece que esse assunto foi sendo empurrado com a barriga, foi sendo contemporizado, foi sendo discutido sem se discutir.

Não se pode mais tapar o sol com a peneira, passar a mão na cabeça desses criminosos que estão cada vez mais audaciosos e precoces e o mais triste tirando vidas e outras vezes traumatizando vítimas para todo o sempre.

Temos que parar agora, pois os adultos já perceberam que numa ação criminosa o jovem transgressor vai isentá-lo do pior. Isso virou uma prática comum. O adulto assalta e o jovem mata. Ou o próprio jovem quando vai cometer o crime sabe que se for pego nada de mais vai acontecer com ele, porque ele é "di menor". É o mesmo pensamento que os nossos políticos que desviam dinheiro e cometem seus crimes pensam. Nada vai nos acontecer.

Se o menor de idade, e nesse grupo eu incluiria jovens de 16 e 17 anos, perante a lei pode votar, deve ser porque diante dela eles teriam o discernimento necessário para julgar, avaliar e escolher. E não somente porque se achou que seria bonitinho. Bonitinho para a foto seria um bebê votar.

É claro que se chegando ao consenso de que a maioridade deve cair para 16 anos – e eu acho que deveria – não é só resolver isso e pronto. Jogar o jovem criminoso numa prisão de segurança máxima onde irá encontrar professores adultos não é o certo. Assim como não é correto misturar esses jovens com outros mais jovens ainda que cometeram pequenos furtos, pequenos delitos de fácil administração socioeducativas. Temos que evitar a contaminação dos que tem salvação e não dar de presente um curso de pós-graduação no crime.

O ideal seria criar prisões para jovens entre 16 e 18 anos que cometessem crimes que um adulto comete. Assassinato e estupro. Ou você vai querer me convencer que bata apreendê-lo e educá-lo dizendo que estuprar é uma coisa muito feia e que se ele puxar o gatilho a bala vai sair e poderá matar uma pessoa? Menos, bem menos.

E é claro mudar o nosso sistema prisional de uma vez por todas. Colocar a turma para trabalhar, para estudar, para ler, para plantar e ter o que comer e não continuar fazendo das prisões o que elas são hoje em dia, um quase nada.

Solução existe, basta que os homens que podem mudar essa história assumam seu papel e façam alguma coisa ontem, e não amanhã.


Crivella afirma que é um tubarão camarada

Será que toda pescaria para ser boa tem que ter tubarão?

Até hoje eles negam que o fato do senador Marcelo Crivella ter sido ungido ministro da Pesca e Aquicultura há um ano tenha sido uma jogada política para atrair os eleitores evangélicos da Igreja Universal do Reino de Deus, onde ele (Crivella) é bispo licenciado. E vão negar até a morte, até porque o peixe morre pela boca.

Mas quando aparece um tubarão a coisa muda de figura e mete medo. Na verdade o tubarão estava lá, quieto, adormecido, mas quando viu a condição abriu o bocão e NHAAAACCCC!

É o que está acontecendo agora com mais uma bolsa do governo. A Bolsa Pesca, ou o seguro-defeso, benefício que é pago aos pescadores artesanais na época de procriação de algumas espécies, que parece apresentarem irregularidades a ser investigadas, até porque estamos falando de um orçamento de R$ 1,6 bilhão, sendo que somente no Pará o Ministério Público Federal já instaurou 25 ações judiciais e 86 investigações desde o momento que Crivella assumiu. É no Pará que os recursos de quase R$ 1 bilhão são distribuídos.

E quem melhor que Abraão Lincoln que além de presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) é agora também presidente do diretório nacional do Rio Grande do Norte do PRB – numa cerimônia que teve a presença do ministro Crivella – para ser o responsável (???) para acompanhar  o registro de cadastramento dos pescadores em todo o país? Nada melhor que alguém assim, próximo…

E vale ainda dizer que depois que assumiu o cargo de ministro, dirigentes de entidades sindicais de pescadores passaram a integrar o mesmo partido de seu ministro. Incrível coincidência. Mais fácil que isso acontecer só mesmo ganhar na Mega Sena da virada.

O ministro tenta se esquivar da “culpa”, ainda entre aspas, e diz que quem paga é o Ministério do Trabalho, que no meu entender, deveria querer se aprofundar mais e saber o quê, o porquê e quem eles estão pagando e não simplesmente chegou uma ordem de pagamento, faz o cheque e pronto. Mas do lado de lá, do lado do Crivella, quem manda o nome para o lado de lá (Ministério do Trabalho) é a sua pasta. Ou seja, ele, ou vai me dizer que depois ele vai fazer que nem o Lula e dizer que não sabia que estavam fazendo isso?

Fora que o ministro Marcelo Tutubarão Crivella aproveita dias de trabalho como ministro para entregar casas do seu projeto Cimento Social. Deve ser tudo pelo social mesmo.
Acorda gente senão o tubarão vai te pegar.

Ainda não digeri isso…


No pé do ouvido, Afif promete contar tudo que se passa do lado de lá

Só aqui mesmo no nosso Brasil, sil, sil, um político que tem duas caras assume isso publicamente. Quer um exemplo disso? Afif Domingos.

Ou você vai me dizer que isso não é ter duas caras? É o que então? Dupla personalidade? Bipolaridade? Complexo de alguma coisa? Alguma síndrome?

Como podemos aceitar isso de forma natural que um político seja ao mesmo tempo vice-governador (SP) por um partido (PSDB) e ao mesmo tempo ministro responsável por um ministério criado somente para tê-lo mais perto do PT, lembrando que são partidos nem um pouco afetivos um com o outro?

Afif se esquiva dizendo que não tem nada demais, Dilma não está nem aí tanto é que criou o ministério e chamou Afif.

Mas é nós? E o perigo que isso pode representar? Perigo, que perigo? É como ter uma espécie de espião infiltrado e já detectado, que pode a qualquer momento passar certas informações para a patroa-mor, a presidente do Brasil que, ciente delas, pode ter o que chamam de informações privilegiadas e que no final podem fazer toda a diferença. Será que isso ninguém vê?



A mais pura verdade é que eu sou deus e o melhor...

E enquanto isso em algum lugar do mundo…

Lula, sempre ele. Lula nega ser o que ele é: lobista de carteirinha. Aliás, o que Lula assume nessa vida? Nada. Absolutamente nada. Ou melhor, quase nada.

Estaria mentindo, cometendo perjúrio. Ele assume que foi o cara que deu jeito no Brasil, que tirou pessoas da miséria, que nos libertou do FMI, que colocou o Brasil no rumo certo do sucesso, que foi o único na história desse país… E em certos assuntos e aspectos foi mesmo.

E é isso que ele diz que faz nas palestras milionárias pelas quais é contratado para fazer propaganda política de seus feitos, excluindo-se é claro o mensalão.

Será que isso não poderia ser enquadrado como propaganda enganosa? Só falta depois o CONAR se tocar e ver que isso não poderia acontecer. Afinal vender um peixe que depois de aberto…
Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

29 de maio de 2013
Claudio Schamis

Nenhum comentário:

Postar um comentário