"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 15 de maio de 2013

EMBALADO PELO POLÊMICO FELICIANO, PSC LANÇA CANDIDATO À PRESIDÊNCIA


Depois de ganhar visibilidade com as polêmicas envolvendo o deputado federal Marco Feliciano (SP), o Partido Social Cristão (PSC), legenda do parlamentar, anunciou que terá candidato próprio à Presidência em 2014. O nome será o do vice-presidente nacional da sigla, pastor Everaldo Pereira.
Ligado à Assembleia de Deus, maior denominação pentecostal do Brasil, com mais de 12 milhões de fieis, o pastor disse que terá como bandeiras a defesa da família e da vida.
“Somos contra o aborto e a favor da família formada pelo homem e pela mulher’”, afirmou ao Valor Pro, serviço em tempo real do Valor.  “Mas não tenho procuração para falar em nome de nenhuma igreja”, disse. “Falo em nome do partido e defendemos que a família tenha direito ao emprego, saúde,  casa, educação, infraestrutura e imprensa livre”.
Se confirmada, a candidatura do PSC poderá desfalcar o PT. Com pouco mais de um minuto de tempo no rádio e na televisão para propaganda eleitoral, o partido apoiou Dilma Rousseff na eleição de 2010.
O lançamento da pré-candidatura presidencial  começou a ser articulado em janeiro de 2011, segundo o pastor, e ganhou força no ano passado. “Planejávamos fazer o lançamento em março mas, com o fator ‘Direitos Humanos’, adiamos”, comentou, referindo-se aos protestos contra Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. 
O PSC vê na eventual candidatura do pastor Everaldo uma forma de aumentar a votação da legenda para o Legislativo. Com um senador e 16 deputados federais — além de outros quatro licenciados — o partido já apostava na candidatura do deputado Marco Feliciano por um novo mandato, em 2014, para puxar votos e ampliar a bancada federal.
O PSC já está articulando o lançamento de candidaturas próprias nos Estados. Nesta terça-feira, convidou o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), a migrar para o PSC e disputar o governo de Minas Gerais em 2014. Segundo o pastor Everaldo, o deputado ficou “animado” com a ideia e deve dar a resposta na próxima semana.
Pastor, atuário, corretor de seguros, vice-presidente nacional do PSC e agora pré-candidato à Presidência da República, Everaldo Pereira integra o Conselho Político da Presidência da República.
O religioso foi homem forte da gestão estadual no Rio de Janeiro de Anthony Garotinho  (1999-2002), atual deputado federal pelo PR.  Na administração, foi subsecretário de Gabinete Civil por quase três anos e meio e coordenou o principal e polêmico programa social de Garotinho, o Cheque Cidadão, alvo de denúncias de irregularidades e de privilegiar clientelas evangélicas.
Em 1999, o pastor Everaldo filiou-se ao PT e integrou o núcleo cristão do partido. Deixou a legenda em 2001, quando Garotinho rompeu com o PT. O pastor filiou-se ao PSC em 2003, por influência do então governador. Na época, Garotinho estava no PDT e tinha no PSC seu principal aliado. Depois de ganhar força dentro do PSC,  distanciou-se de Garotinho.
No partido, o pastor disse que foi um dos principais responsáveis pelo aumento do número de deputados eleitos. Em 2002, a legenda elegeu um parlamentar. O religioso e seu grupo entraram em 2003 e, na eleição seguinte, em 2006, a bancada aumentou para nove deputados. Em 2010 foram 17.
15 de maio de 2013
Cristiane Agostine - Valor
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário