"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 15 de maio de 2013

GAIOLA DAS LOUCAS


Um embate entre o líderes do DEM, Ronaldo Caiado (GO), e do PR, Anthony Garotinho (RJ), gerou constrangimentos na Câmara. Caiado chamou Garotinho de "frouxo", várias vezes de "chefe de quadrilha", e o acusou de fazer parte de um "chiqueiro" e estar com "catinga de porcos". O confronto durou quase 50 minutos e travou a segunda tentativa da Câmara para colocar em votação a medida provisória dos portos.
 
Desde a semana passada, Garotinho acusa colegas, sobretudo o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), seu rival, de negociar modificações na medida para atender interesses econômicos. Garotinho afirmou que as mudanças no texto iriam transformá-lo na "MP dos porcos". A fala levou partidos de oposição a pedir que a Corregedoria da Casa investigasse as declarações dele. O PSDB anunciou que a sua bancada não votaria a matéria sem antes esclarecer o assunto.
 
Garotinho reagiu e acusou o PSDB de ligações com o empresário Daniel Dantas, que tem negócios no porto de Santos (SP) e interesses na MP. Caiado o acusou então de enriquecer desviando dinheiro público. Garotinho retrucou: "Se (você) costuma tratar os seus porcos da maneira como tentou me tratar, vejo que além de mau parlamentar é mau pecuarista".
 
Após o bate-boca, o deputado Toninho Pinheiro (PP-MG) invadiu a Mesa Diretora e tentou colocar uma faixa dizendo que o governo deixou de desembolsar, em 2012, R$ 8,3 bilhões em recursos de emendas parlamentares para a saúde. Ele foi contido por seguranças. Em nota, a assessoria de Daniel Dantas informou que o empresário "não está por trás de qualquer articulação" envolvendo a medida provisória e que ele não tem representante ou lobista no Congresso.
 
(Folha de São Paulo)
 
15 de maio de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário