"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 15 de maio de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HÉLIO FERNANDES

A MP da Privatização e da Corrupção contaminou a Câmara. Copiando Menem, que também era corrupto, Dona Kirchner quer o terceiro mandato. Alckmin elegeu o presidente da TV Cultura, muita ambição, pouca audiência. Sobrinha de Fidel ajuda os gays em Cuba.


Tenho sistemática e diariamente, evitado escrever, contra ou a favor, de chamada “MP dos Portos”. Não é a mais polêmica de todas as medidas que passaram pelo Congresso Brasileiro, pelo fato, simples e indiscutível, de que é a maior vergonha, a maior demonstração de corrupção, o grande e jamais ultrapassado escândalo desde que foi implantada a República.

Para início de conversa, tudo começa com um absurdo, que fere colossais interesses do país, destrói e desmonta tudo o que o PT apresenta como seu programa e sua história.

Querem PRIVATIZAR todos os portos estatais brasileiros, doando-os aos proprietários de portos privados, que ficariam donos de tudo, teriam o monopólio desses portos por onde transitam centenas de bilhões de dólares ou de reais, referentes a toda EXPORTAÇÃO e IMPORTAÇÃO do país.

É inegável citar ou relacionar pessoas ou empresas comprometidas, entrelaçadas ou interessadas nessa PRIVATIZAÇÃO dos portos. As digitais que não podem ser negadas de todos os que participam dessa fantástica negociata, são inapagáveis.

Surpreendentemente, os que “inventaram” essa MP e querem aprová-la, de qualquer maneira, e os que combatem a MP e querem derrubá-la, de qualquer maneira, são igualmente negocistas. Todos ganham fortunas combatendo a MP ou defendendo a MP.

A MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS É INDISPENSÁVEL

É evidente que toda a estrutura do país está com 100 anos de atraso. E nada mais exige reforma total e rigorosa do que os portos. Junto com rodovias, ferrovias, aeroportos e todas as formas de transporte de pessoas e de mercadorias.

Mas nada pode ser feito, colocando tudo sob o crivo de interesses colossais, marcado pelo crivo da privatização.

Combati todas as vergonhosas privatizações do desgoverno FHC, por que iria aprovar esta privatização igualmente calamitosa de agora? Nem digo “privatização do PT”, porque não é isso. Os partidos, sejam os maiores (PT, PMDB e PSDB), estão totalmente divididos. Os partidos médios e os menores, igualmente rachados.
 
Todo esse espetáculo de baixaria vem exatamente da divisão dos partidos. Dentro da mesma legenda, gente contra e a favor da MP, igualmente “conspiradores” contra o interesse nacional.
 
###
 
PS –Já se falava, tarde da noite, que mesmo que a MP fosse aprovada na Câmara, não chegaria a tempo (quinta-feira, amanhã), não daria para ser votada no Senado.
 
PS2 – Antes do acordo com a Constituição, Dona Dilma mandaria um decreto para o Congresso, exigindo URGÊNCIA – URGENTÍSSIMA. Seria votada em 45 dias.
 
PS3 – Não adianta. No bojo de tudo, estão a PRIVATIZAÇÃO e a CORRUPÇÃO, visíveis a olho nu.
 
SENADOR REQUIÃO IRONIZA FHC
 
Numa entrevista na televisão, mandou um recado simples e claro para o ex-presidente: “FHC, sai de dentro desse corpo, ele não lhe pertence”. Tratava da nova postura do ex-presidente, como coordenador da candidatura Aecio. Quem perde é o mineiro.
 
GRANDES DEBATES NA ARGENTINA
 
Os “hermanos” discutem (e até apostam alto) dois grandes assuntos. 1 – Quem rouba ou roubou mais: a atual presidente Cristina Kirchner ou o ex-presidente Menem? 2 – O ex-presidente, corruptíssimo, conseguiu se reeleger, e tentou, de todas as maneiras, o terceiro mandato. Não conseguiu.
 
Dona Kirchner, já reeleita, corre desesperadamente para o mesmo objetivo de Menem, o terceiro mandato. “Hermanos” da Casa Rosada tentam convencê-la a não tentar, não ganha. Só que ela é muito mais audaciosa e violenta.
 
NELSON BARBOSA CANSOU DE ESPERAR
 
10 anos como segundo em 2 ministérios, não saiu do lugar, foi embora. O alegado “motivo particular” pode ser simplificado numa palavra: desesperança. Mantega esteve para sair várias vezes, não saiu.
Agora, pelo menos até o fim do primeiro mandato de Dona Dilma, ele não sai. Barbosa não tem mais paciência, esperar mais 19 meses? E se esperasse por uma certeza, vá lá. Mas Mantega, respondendo a jornalistas, alegre: “O ministro sou eu”.
 
A DERROCADA DE EIKE BATISTA
 
Amadorismo, exibicionismo e sensacionalismo arruinaram os negócios de Eike Batista. Sumiu das manchetes, até das páginas internas, os holofotes já não o iluminam tanto. O pai não esconde o desconforto, “deixei tudo para ele, aconteceu essa derrocada”. O pai está com a razão.
 
Se não fosse a Petrobras (leia-se: Dona Graça Foster), Eike estaria longe. Agora, a Petrobras anuncia: “Estamos conseguindo um empréstimo de 11 bilhões de dólares no exterior”. 1 bilhão, no mínimo, para cobrir “rombos” do Eike. Quem autoriza as maluquices do Eike com a Petrobras e com o BNDES (leia-se: Luciano Coutinho)?
 
A COMEMORAÇÃO DA ABOLIÇÃO, ESCONDIDA, ESQUECIDA POR TODOS
 
Embora não fosse o fim da escravidão sonhado pelo Brasil, pelo menos merecia uma lembrança. Foi lamentável, exatamente como a República. Os “abolicionistas” e os “propagandistas da República”, que lutavam há tanto tempo, miseravelmente derrotados.
 
Podíamos, pelo menos, ter festejado o fato do Brasil ter sido o último pais do mundo a se livrar dessa vergonha. Os últimos três a acabarem foram EUA (depois da guerra civil de 1860 e o assassinato de Lincoln, que assim mesmo aprovaram a emenda de 1866, com o fim da escravidão, Cuba e nós, lógico.
 
A SELEÇÃO: POUCAS SURPRESAS. A MAIOR É FELIPÃO, TÉCNICO
 
Não influirá em nada o fato de alguns jogadores ficarem de fora e outros aparecerem. O Atlético, como melhor time do momento, no centro da polêmica. Ronaldinho, dado como certíssimo, não foi chamado. O excelente Bernard, de 20 anos, em capo. Justiça para Jefferson, voltou, foi dos melhores do campeão Botafogo.
 
###
 
PS – O presidente Marin e o Felipão, sem qualquer surpresa, “apelaram” para que todos se lembrem: NÃO É UM TIME, É O BRASIL.
 
PS2 – Felipão repetiu 9 vezes a palavra OBSERVAÇÃO, para justificar a visível hostilidade do público contra ele, e não contra jogadores.
 
PS3 – Dona Dilma, que gosta de se meter em tudo, ficou totalmente ausente, nesse mais de um ano que que Marin é que manda na CBF. Tem muitos meios para tirar esse execrável Marin.
 
PS4 – E Felipão é produto dessa complacência com o ex-servidor de Maluf e da ditadura. Marins é admirador público do torturador Fleury e ativo participante de tudo que aconteceu com Herzog.
 
PS5 -Não é dos meus hábitos assistir o programa “Bem amigos”. Mas sempre que dou uma passada, vejo quem está. Fiquei surpreendido que, na véspera da convocação, o único jogador convidado para o programa fosse o jovem (20 anos) Bernard, do Atlético.
 
PS6 – Registrei, não entrelacei com coisa. No dia seguinte, ontem, quando surgiu o nome do Bernard (excelente jogador), imediatamente lembrei da véspera e do Bernard no programa da Globo.
PS7 – Aí foi fácil concluir. Como a Globo é muito bem informada, principalmente em matéria de seleção, tudo estava combinado.
 
PS8 – Não fiquei aborrecido, gosto de boa informação, embora, aqui, a palavra mais adequada, fosse influente. Não perdoei a mim mesmo. E como estava sozinho, me recriminei em voz alta: “Hélio, você já teve mais velocidade como analista. Então, só foi perceber a armação no dia seguinte?”

15 de maio de 2013
Helio Fernandes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário