"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 27 de maio de 2013

GOSTAR DA ALEMANHA JÁ NÃO OFENDE

 



“Todo mundo odeia os alemães.” Foi esse o primeiro comentário que ouvi de um inglês sobre a principal potência europeia há uns 15 anos. Aparentemente é uma brincadeira comum em todo o continente.

Mas nada esteve mais distante de Londres no último fim de semana do que essa ideia. A final da Liga dos Campeões em Wembley, disputada por Bayern de Munique e Borússia Dortmund, tirou muitos britânicos do armário.

Na véspera do jogo um amigo fez uma confissão na mesa do bar. “Eu tenho que admitir. Assisto futebol alemão todo fim de semana. Torço para a seleção alemã. Na verdade acho que queria ter nascido lá.” Todos riram. Um deles fez o comentário que me lembrou da conversa com o primeiro inglês que conheci. “Eu espero que seu avô não saiba disso, senão você perde a herança.” O germanófilo concordou.

Apesar das relações restabelecidas e do monte de britânicos que vivem em Berlim, não dá para dizer que Londres é uma cidade aconchegante para os alemães.

Experimente procurar um bar ou um restaurante que faça alusão à Alemanha na cidade. São Paulo e Porto Alegre certamente têm muito mais. Tente buscar um casamento com um vindo de cada país. Já vi várias combinações. Essa não vi.

Torcedores do Borussia Dortmund em Picadilly Circus, Londres. Foto: AP

Em alguns casos parece existir resistência local também ao fato de a capital alemã ser apontada por muitos turistas como a cidade mais interessante do Velho Continente. “Eu fui a Berlim há alguns anos. Gostei. Mas prefiro a Espanha”, diz um. “Fui e gostei, mas prefiro Paris”, diz outra. “Fomos e gostamos. Mas preferimos Praga”, diz um casal. Tudo para não reconhecer o incômodo com o ex-inimigo da Segunda Guerra Mundial?

Ao menos por alguns dias, o futebol acabou por suspender mais amplamente esse distanciamento forjado em combate.

Mais de 150 mil alemães estiveram em Londres. Nos bares, os torcedores do Borússia aparentemente ganharam reforço da maioria dos londrinos engajados, com direito a camisa oficial e cachecol, como se viessem do vale do rio Reno. Após a derrota, britânicos consolavam os visitantes bêbados e tristes.

No raro restaurante alemão perto de casa, as reservas estavam esgotadas até domingo. Mesmo assim o gerente está otimista. “Muita gente provou e gostou. Teremos mais clientes”, ele diz. Depois desses dias de germanofilia futebolística, parece que Londres prepara um armário maior para se enfiar.

27 de maio de 2013
Mauricio Savarese é mestrando em Jornalismo Interativo pela City University London. Foi repórter da agência Reuters e do site UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário