"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 27 de maio de 2013

NOTAS POLÍTICAS E OUTRAS NOTÍCIAS OPORTUNAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Fim do casamento entre PT e PMDB pode forçar Lula a vir candidato a presidente no lugar da Dilma

 
O escatológico casamento de interesses entre petralhas e peemedebostas se encaminha para um fim perigosamente litigioso, com alto risco de comprometer a reeleição presidencial de Dilma Rousseff. Além do risco do maçom inglês Michel Temer perder a vaga de vice, a aliança tende a ser quebrada por causa das candidaturas próprias do PT em estados estratégicos nos quais o PMDB pretende continuar reinando.

Se a guerra entre os partidos terminar em rompimento, para não perder força eleitoral, o candidato presidencial petista pode ser Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, Lula está mais propenso a concorrer a uma vaga ao Senado por São Paulo, a fim de obter imunidade e foro privilegiado. Mas se PT e PMDB racharem, Lula pode ressurgir para assumir o leme do Titanic, deixando Dilma a ver navios.

A reunião de ontem dos governadores do PMDB praticamente selou o rompimento com o PT – cuja sigla já é traduzida por alguns cardeais peemedebistas como “Partido dos Traidores”. O grito de guerra mais desesperado foi dado pelo governador Serginho Cabral – que já sonhou em ser candidato a vice da Dilma na reeleição, mas Temer lhe deu um chega-pra-lá. Cabralzinho deixou claro que não apoiará Dilma se o lindinho petista Lindberg Farias for candidato ao Palácio Guanabara, contra Luiz Fernando Pezão – atual vice-governador e homem de confiança no esquema do Serginho.

Cabralzinho sabe que a cúpula do PT brinca com ele encenando um teatrinho do João Minhoca. Sabe que a petralhada apenas finge que não quer a candidatura de Lindberg. Embora Lula lhe diga o contrário, Cabral tem certeza de que os petistas enxergam no senador Lindinho a chance de conquistar o sempre sonhado governo do RJ – só ocupado pelo PT quando Benedita da Silva, então vice de Antony Garotinho, assumiu entre 6 de abril até 31 de dezembro de 2002.

Por saber que o PT não tem o menor interesse em dar um Pezão na candidatura de Lindberg, Cabral não faz bravata quando promete que negará apoio a “amiga” Dilma, caso o Partido dos Traidores lance candidato próprio em 2014. Sabendo que tem tudo a perder com a briga, Serginho já dá como quase certa a implosão da aliança nada santa com o PT. Por isso, ele impõe que a tese de que o PT tem obrigação de apoiar o candidato do PMDB (Pezão), caso queira contar com a retribuição em nível nacional.

Toffoli no Rosegate?

Os sindicantes da Casa Civil da Presidência da República acabam de botar o ministro do Supremo Tribunal Federal, José Dias Toffoli, bem no meio do Rosegate.

Foi recomendada uma nova investigação para saber se a amiga de Lula e ex-Chefe de Gabinete do escritório presidencial em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, praticou tráfico de influência com um ex-assessor direto de Tofoli, o procurador federal Mauro Luciano Hauschild.

Luiz Inácio Lula da Silva, godfather e amigão da Rosemary deve estar PT da vida com os companheiros da Casa Civil...

“Deixei um papel com ele”

A sindicância descobriu um e-mail institucional de Rose para o correio eletrônico de Hauschild no STF, em 5 de novembro de 2009, tinha o seguinte teor:

“Assim que puder, veja com o ministro Toffoli o seguinte: 1) se tem retorno do Dr. Caputo 2) se conseguiu verificar o caso do Marcio Vasconcelos.”

Hauschild chegou a responder a Rose que, sobre o pedido número dois, chegou a deixar um papel com ele (Toffoli).

O jovem ministro do STF não quer falar sobre o assunto...

Cargo estratégico

A sindicância pegou um outro e-mail entre os irmãos Paulo e Rubens Vieira – também denunciados na Operação Porto Seguro – combinando um depósito de R$ 5,8 mil para uma empresa, tendo como depositante Mauro Luciano Hauschild.

O negócio fica mais complicado porque Mauro Hauschild deixou a assessoria de Toffoli em 2011 para assumir o poderoso cargo de Presidente do INSS até o fim do governo Lula.

Hauschild teve pelo menos duas audiências com Rose no escritório de SP: em janeiro de 2010 (como assessor de Toffoli) e em julho de 2011 (já presidindo o INSS).

Melhor tirar o pézinho

O governador pernambucano Eduardo Campos jura que está com o pé no acelerador na campanha presidencial...

Mas quem não quer saber dessa pré-candidatura presidencial é Luiz Inácio Lula da Silva.

Por isso, o clone do Chico Buarque devia ficar esperto para que a petralhada não acabe o acusando de ter promovido a onda de boatos nordestina sobre o fim do Bolsa Família...

E se fosse verdade?

Comentário certeiro da professora aposentada Mara Montezuma Assaff sobre a boataria sobre o fim do Bolsa Família:

“Realmente, um boato que se espalha somente entre a população interessada que não tem acesso à internet mas que possui celular...parece mesmo que surgiu entre eles mesmo. Terá nascido da preocupação e da insegurança diante da evidente inflação? Pois os que recebem Bolsa-Família não sobrevivem apenas dela, tem que completá-la nos supermercados. Esta é a verdadeira central de boatos que a ministra quis imputar à oposição! Aventa-se que uma informação da CEF de um possível atraso nos depósitos para um dos bolsistas pode ter se espalhado qual rastilho de pólvora e deu no que deu. Agora, eu penso o seguinte: e se , diante da inflação que não cede , do pibinho que não faz o milagre de criar empregos, da retração da indústria, da insegurança do investidor externo e até da inclemência climática...se acabarmos chegando a uma situação em que estas benesses forem impossíveis de serem repassadas aos beneficiários...eles colocarão o Brasil de pernas para o ar destruindo tudo? Esta foi apenas uma amostra do que pode acontecer se...e parece que nos tornamos reféns de uma enorme camada da população que recebe um benefício que depois de uma década já deveria tê-los tirado da miséria porque temporário, mas que se tornou permanente, porque não veio acompanhado de educação,saúde, profissionalização. Isso é o PT obrando”. 

Dieta da Loba?

No festival de Cannes, a poderosa atriz norte-americana Sharon Stone revela que mantém sua boa forma comendo cenoura.

A declaração dela lembra uma velha lição ensinada por um coronel que fez parte da inteligência do Exército:

“Quando você vir um lobo indo ao mercado comprar cenoura, pode ter certeza de que lá tem algum coelho por perto para ser caçado”.

O negócio é investigar que coelhinho a Sharon, aos 55 anos, estaria interessada em pegar...

Dutra a Cores

A raridade é um filme restaurado feito pelo Signal Corps do exército americano durante a visita ao Brasil do general Dwight Eisenhower, no desfile de 7 de Setembro de 1946 na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro.

Ike,  o grande comandante da Invasão da Normandia (Dia D) e combates posteriores até a derrota dos nazistas na segunda guerra mundial, acabou eleito presidente dos EUA.

Nas imagens, a rara filmagem colorida do marechal presidente Eurico Gaspar Dutra e os nossos Dragões da Independência.


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

27 de maio de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário