"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 4 de junho de 2013

É ISSO AÍ!

 

No decorrer do meu acompanhamento político no Brasil, como todos, tinha minhas simpatias e antipatias, não podia votar pelo fato de ser estrangeiro, mas pagava meus impostos como qualquer brasileiro e morei por 50 anos nesse país.
 
Logo que retornei à minha origem, uma senhora inoportuna perguntou-me a queima roupa se eu amava a Itália. Ela queria me mostrar que eu, por passar tanto tempo fora, “perdera” minha nacionalidade. Todavia na  resposta consegui mostrar-lhe como pensava e atingir sua carolice.
“Eu amo a Itália – disse – como se ama a própria mãe, mas o Brasil o amo como só se ama com paixão a mulher de nossa vida, pela qual daríamos de bom grado a vida para não perdê-la.”
 
Isso é só para mostrar como funciona meu patriotismo, pois não é disso que quero falar, foi o como intróito para explicar a publicação  da fotomontagem que segue.
 
diferença
 
No Brasil, sempre tive meus candidato “in pectore” e hoje,  analisando-os vi que colecionei um rosário de erros. Por exemplo, teria votado em Jânio Quadros, ou pior ainda teria dado meu voto a Fernando Collor de Mello.

Fernando Henrique Cardoso, não me era simpático. Morava em São Paulo quando ele foi candidato à prefeitura da cidade e na época, me vi inconscientemente, torcendo por sua derrota perante Jânio Quadros.
Teria votado nele para presidente por eliminação e hoje, como historiador, o coloco entre os 3 mais importantes presidentes do após guerra.
O comparativo feito na ilustração tem que ser levado a sério pois é a expressão da verdade
 
04 de junho de 2013
Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário