"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 24 de março de 2012

MISCELÂNEA DO SANATÓRIO

Senador DEMóstenes Fones

Por causa de suas ligações com o bicheiro e notório contraventor Carlinhos Cachoeira, o senador DEMóstenes Fones - Epa! - DEMóstenes Torres, paladino da justiça e da honradez, sofre uma cascata de acusações.

As denúncias vão desde 298 telefonemas trocados, passam por fogões presenteados e chegam ao pedido de um empréstimo de R$ 3 mil feito pelo senador àquele que não poderia ser pior companhia para um dos últimos bastiões da moralidade política, um ferrenho e denodado defensor dos fracos e oprimidos.
Besteira mostrar espanto diante de um quadro como este. É coisa corriqueira. Filme que já se viu. Olhe bem com quem andam aqueles em que você vota; com quem andam aqueles a quem você elege e reelege.

A única novidade nesse episódio é que havia um impensável e permanente diálogo entre uma pessoa e um político. Nesses tempos bicudos só os políticos falam; pessoas escutam, calam, consentem.

No Brasil de hoje, nada mais normal do que ver despencar um moralista como DEMóstenes Fones, quer dizer, DEMóstenes Torres.

*** *** ***

Republicanagem
Está em tudo que é jornal e holofote:

Corte de verba na Esplanada atinge aliados e poupa o PT. Dilma resolveu endurecer o controle de gastos na administração.

O diabo é que a dureza é mais pesada em cima dos ministérios concedidos aos sócios minoritários da coalizão pela governabilidade. É isso que está originando esse rebu danado no Congresso que bate pé e reclama enquanto não ganha Malzebier da Brahma.

O bloqueio de R$ 55 bilhões em despesas previstas no Orçamento deixa claro que os ministérios que estão nas mãos do PMDB, PSB, PR, PP, PDT, PCdoB e PRB perderam quase um quarto das verbas de livre aplicação. Coisa de 24%.

Só o PMDB do vice-mais presidente Michel Temer teve um corte que representa a metade das verbas disponíveis para os seus quatro ministérios.

Enquanto isso, na sesmaria de 14 pastas sob propriedade do PT ou nos terrenos ocupados por ungidos diretos de Dilma, a porrada dos cortes ficou abaixo de um décimo dos recursos para compras e investimentos.

Mas então qual é a notícia, qual é a novidade? Dessas facções todas da base aliada, qual delas causa mais problemas do que o PT para o governo Dilma?!? Nenhuma, todo mundo sabe disso.

Então, nada mais justo sob o "jeito PT de governar" do que a primeira-mulher-presidenta da República tratar bem aquele que ainda precisa ser coalizado. Os outros partidos todos já são companheiros consagrados. Agora o governo Dilma precisa, como sempre antes nesse país, trazer o PT para o seu lado.


*** *** ***

Angu de caroço

A Comissão da verdade, invencionice de Maria do Rosário que não sabe mais o que fazer para não fazer nada, está um angu de caroço. Dilma não se anima a nomear ninguém.

A criatura não acha criaturas isentas. Quem não foi opressor foi oprimido e vice-versa ao contrário, reciprocamente e coisa e tal. Difícil encontrar uma alma justa que no fundo, no fundo, não alimente um sentimentozinho de vendetta.

Se, um dia encontrarem um grupo de cidadãos acima de qualquer suspeita, tomara que eles comecem investigando os agraciados com a bolsa-ditadura. Esta invenção de indenizações milionárias é concedida pelos cofres republicanos aos anistiados velhos companheiros cansados de guerra que fizeram das suas peripécias urbanas e pelas margens do Araguaia um trampolim para a vida mansa que sempre planejaram.

Enquanto isso, os aposentados que trabalharam a vida inteira estão sendo torturados pelo fator previdenciário e reajustes anuais abaixo da inflação.

Quem se aposentou há dez anos com o equivalente a dez salários mínimos, recebe hoje menos de quatro. Uma afronta à Constituição e uma tortura para os aposentados. Comissão à parte, este é, na verdade, o angu de caroço que não dá para digerir.

24 de março de 2012
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário