"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 24 de março de 2012

PESQUISA MOSTRA O OPOSICIONISTA CAPRILES TECNICAMENTE EMPATADO COM O CAUDILHO HUGO CHÁVEZ NA CORRIDA PRESIDENCIAL

O jovem candidato oposicionista Henrique Capriles

O candidato oposicionista Henrique Capriles estaria tecnicamente empatado com o caudilho Hugo Chávez na corrida às eleições de outubro na Venezuela, revelou pesquisa mostrando que a diferença entre os dois é de apenas um ponto.

De acordo com a pesquisa de opinião, elaborada pela empresa Consultores 21, a candidatura de Capriles estaria em ascensão e teria uma intenção de voto de 45 por cento, em comparação com 46 por cento de Chávez.

Não obstante, os resultados da pesquisa de opinião contrastam amplamente com os resultados de outra sondagemdivulgada poucas semanas antes pela empresa Hinterlaces, que dava uma vantagem ao caudilho de 18 pontos à frente do governador do estado de Miranda.

Especialistas dizem que a diferença entre as pesquisas refletem as dificuldades de sondagens de opinião para medir a percepção do público na Venezuela, onde uma divisão nítida entre o que o eleitorado pensa sobre o presidente e seus pensamentos sobre o estado geral do país.

Patrícia Ruggeri, diretora da empresa Consultores 21, declarou que as últimas semanas tem favorecido Capriles, que emergiu como o candidato único da oposição nas eleições primárias efetuadas em 12 de fevereiro deste ano.Com as primárias, e a seleção de um candidato da oposição que agora tem nome, tem cara e que agora pode fazer campanha diretamente, se deteve a tendência ascendente que mostrava Chávez e voltamos a uma situação de empate em quase todas as perguntas apresentadas aos pesquisados", explicou Ruggeri.

24 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário