"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 24 de março de 2012

NA FICÇÃO, A 'NOVA CLASSE MÉDIA' BRASILEIRA CHEGA AO PARAÍSO. MAS NA REALIDADE...

Chega a ser comovente o esforço do economista Marcelo Neri, que dirige o Centro de Políticas Sociais (CPS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio, para propagar a ideia da ascensão da classe C, a nova “classe média popular” que teria se tornado o centro de gravidade da economia, da política e das relações sociais no Brasil.

Essa projeção está em “A Nova Classe Média: o Lado Brilhante da Base da Pirâmide” (Editora Saraiva), livro recém-lançado por Neri, e que busca reunir, organizar e condensar os inúmeros trabalhos e pesquisas que o CPS produziu nos últimos anos sobre a emergência da classe média popular no Brasil, um eufemismo para classificar a faixa etária que em 2011 recebia R$ 1.450 de renda familiar.

Jamais na História deste país de viu enganação semelhante. E o pior é que a imprensa engole um disparate desses e faz empolgadas reportagens a respeito, como se essa travestida classe média tivesse chegado ao paraíso, como no genial filme do diretor italiano Elio Petri. Que bom isso se fosse verdade. Mas o que se vê hoje é o marketing político sempre se sobrepondo à realidade, numa inversão de valores que merecem estudos sociológicos. Mas quem se interessa?

Carlos Newton
24 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário