"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 12 de julho de 2012

ADVOGADOS DA FIFA AFIRMAM QUE SUBORNO FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA


article image

Brasileiros: corruptos como Ricardo Teixeira (Reprodução/Internet)
Preconceito?

Para a organização, parte do salário normal dos brasileiros é adquirido através de suborno


Um processo contra cartolas brasileiros, publicado pelo tribunal da cidade suíça de Zug, chamou atenção não pelos envolvidos ou pelas acusações, mas por definir todos os brasileiros como corruptos. O documento trata das acusações de suborno – que chegam a quantia de R$ 45 milhões – feitas aos dirigentes do futebol brasileiro, Ricardo Teixeira e João Havelange.

Leia também: Teixeira e Havelange receberam US$ 40 milhões em suborno
Leia também: Secretário-geral da Fifa pede desculpas ao Brasil

Em um dos trechos do processo, o tribunal cita a tentativa dos advogados da Fifa de convencer os juízes do caso de que a atitude de Teixeira e Havelange era normal, defendendo que a devolução de U$ 2,5 milhões dos cartolas para o cofre da organização seria inviável.

Como argumento para não devolver a quantia, os advogados da Fifa afirmaram que “a maioria da população de países da América do Sul e da África tem nos subornos e propinas parte de sua renda”.
Para os advogados da Fifa, parte dos salários dos brasileiros é conquistada através de subornos.
O tribunal de Zug não aceitou o argumento e ironizou a declaração.

Após o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, sugerir que o Brasil deveria receber “um chute no traseiro” pelos atrasos das obras da Copa, o vice-presidente do COI, Mario Pescantes, afirmou que a Fifa havia sido “racista” em seu comentário, que denotava superioridade.

Agora, a afirmação dos advogados da organização parece endossar a visão preconceituosa da organização.

 
12 de julho de 2012

Um comentário:

  1. Cultura, não!!!!! Sem-vergonhice mesmo!!! Leis fracas que não punem exemplarmente esses políticos gananciosos, imbecis, cretinos e idiotas.
    Eu não tenho cultura corrupta. Garanto que há muitos brasileiros não tem essa "cultura". Não venham com essa de se "esconderem" atrás de uma "cultura corrupta" para justificar a usurpação de dinheiro público.

    ResponderExcluir