"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

EDUARDO CAMPOS DIZ QUE LULA MERECE RESPEITO.E A NAÇÃO? SER[A QUE TAMBÉM MERECE RESPEITO?


Com a descoberta do caso amoroso envolvendo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a política nacional está ficando cada vez mais apimentada.
Agora é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e pretendente à sucessão presidencial em 2014, que entra no noticiário para defender Lula, comparando-o com seu antecessor Fernando Henrique Cardoso, que teve diversos romances fora do casamento e se enrolou tanto que acabou reconhecendo um filho que nem era seu, com a repórter Miriam Dutra, da TV Globo.

Indagado pelos jornalistas se Lula devia explicações à sociedade, em função dos atos de corrupção e tráfico de influência envolvendo a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, que mantinha um caso amoroso com o então presidente, o governador pernambucano afirmou:

"Vamos compreender o papel de Lula como o do ex-presidente FHC (Fernando Henrique Cardoso) na história, de líderes que têm imperfeições, que cometeram erros, todos os dois, mas que legaram ao Brasil, cada um a seu tempo, algo que é importante para a vida brasileira até hoje (a democracia). O presidente Lula merece, do Brasil, respeito."

###

APURAR TUDO…

Segundo a repórter Elizabeth Lopes, da Agência Estado, Campos defendeu que se investigue esse escândalo e que as pessoas que usaram cargos públicos para tráfico de influência sejam processadas.

"É preciso que se apure tudo e os responsáveis (por práticas ilegais) sejam punidos com o rigor da lei. O Brasil tem mudado, não se aceita mais que uma carga tributária de quase 36% possa ser administrada por práticas patrimonialistas, que não é mais admitido. E (o Brasil) tem mudado", frisou, citando como exemplo a independência que certas instituições, como a Polícia Federal, têm para agir.

Ao falar de Lula, o presidente nacional do PSB disse que o petista prestou ao Brasil um papel de grande relevância, legando independência à Polícia Federal. "E estamos vendo um Ministério Público que não engaveta mais e que denuncia. Este é o legado que eu vejo do presidente Lula", disse Campos, após o seminário "Novos ventos na política brasileira", promovido pelo jornal Valor Econômico.

Traduzindo tudo isso: pretendente à sucessão presidencial em 2014, na verdade Campos está até animado com as desventuras de Lula. Tem o mesmo pensamento de Dilma Rousseff e acha que o uso do governo para fins libidinosos pode afastar Lula da disputa. É possível, não há dúvida, porque Lula, com suas luas-de-mel internacionais, realmente ultrapassou todos os limites.

04 de dezembro de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário