"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ISRAEL REJEITA RECONHECIMENTO DA PALESTINA PELA ONU E COMEÇA A RETALIAR

Em represália à aprovação do novo status palestino na Organização das Nações Unidas, agora na condição de "Estado observador", que antecede à de "Estado membro", o ministro das Finanças de Israel, Yuval Steinitz, anunciou que o país não vai transferir para os palestinos os fundos arrecadados em novembro com impostos.

Os recursos – estimados em US$ 120 milhões – serão usados para amortizar uma dívida que a Autoridade Palestina tem com a companhia de eletricidade israelense. Ao mesmo tempo, Israel também anunciou que dará seguimento a um projeto de construção de mais casas israelenses em territórios palestinos.

"Rejeitamos a Resolução 67/191 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 29 de novembro de 2012", diz o artigo 1º do texto aprovado por unanimidade pelos ministros do governo de Israel, na primeira reunião desde que a Assembleia Geral das Nações Unidas concedeu à Palestina o novo status.

###
A DECISÃO DA ONU


A ONU reconheceu que o povo palestino tem direito à autodeterminação e à independência "nas fronteiras de 1967", uma definição que o governo do premier Benjamin Netanyahu considera inválida.

"O Estado de Israel, como Estado do povo judeu, tem o direito a reclamar os territórios que disputa na Terra de Israel", disseram os ministros israelenses, rejeitando tanto o conteúdo geral da resolução internacional, como as consequências legais e políticas, entre elas a de que pode servir de marco para futuras negociações de paz.

O primeiro-ministro insistiu nas ideias que tem defendido nas últimas semanas, dizendo que os palestinos cometeram uma "flagrante violação" dos Acordos de Oslo quando recorreram à ONU em busca de reconhecimento e assegurou que não será criado um Estado Palestino "sem um acordo que garanta a segurança dos israelenses".

Mas a reação ao sectarismo de Israek já começou. A Grã-Bretanha convocou o embaixador israelense e considera a retirada de seu representante em Tel Aviv como protesto contra os planos de mais 3 mi casas de colonos em terras palestinas ocupadas.

04 de dezembro de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário