"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Falando em Rosegate, Ruy Falcão, presidente da quadr... perdão do PT, disse que os partícipes da mais recente tramoia petralha que forem filiados ao partido, deverão ser expulsos – Roses, irmãos Vieira, etc..
 
Só uma perguntinha: E Dirceu, Genoíno, Cunha, Delúbio, que já foram até condenados, vão ganhar medalhas pelos bons serviços prestados ao PT?

P.S.: Logo depois de publicar esse post dei de cara com o texto que reproduzo abaixo, que diz a mesma coisa, mas com detalhes:
Viva a Polícia Federal
Por Pedro Luiz Rodrigues
Parabéns, Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores, pela corajosa declaração, publicada nos jornais de hoje, de que o PT poderá adotar as medidas disciplinares previstas no estatuto e no código de ética para eventualmente afastar da agremiação a ex-chefe de Gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha e o Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).
Isso, claro se forem comprovadas as contundentes denúncias contra eles, pois afinal vivemos numa democracia, a inocência deve ser presumida até que a justiça diga o contrário.
Mas as vezes ajuda a preservar a imagem de uma instituição o agir imediato, quando as evidências de mal-feito são gritantes, e-mailmente gritantes. Nesse caso estou mais com a Presidente Dilma que foi rápida como Zeus, lançando imediatos decretos de demissão.
 
Mas de qualquer modo, deixo o registro de minha admiração a você, Rui, meu ex-colega do Jornal da Tarde, pela simples manifestação dessa salutar disposição de recorrer aos estatutos para purificar o partido. Sempre é bom separar o joio do trigo.
 
Sei que no PT vão achar muito forte o que disse, mas você. Rui, sempre foi corajoso e demonstrou disposição para uma boa briga. Não desconhecemos o quão intensas podem se tornar as pressões dos companheiros para proteger seus pares pegos com a boca na botija.
 
Essa reação dos integrantes do Partido, ou pelo menos, de alguns deles, é compreensível e natural. As corporações existem, entre outras coisas, para proteger seus membros. Isso vale tanto para a Igreja, quanto para a Máfia. É o famoso espírito de corpo: se hoje deixo que os levem, amanhã, quem sabe, não me levarão?
De qualquer modo, valeu o esforço. Foi muito mais acertado o que você disse, do que o palavrório de ontem de gente do partido -gente em altíssimo galho no Planalto – no sentido de que se uma quantidade enorme de petistas estava sendo apanhada pela polícia, isso se deveria ao fato de que pela primeira vez na história a Polícia Federal estaria tendo a liberdade para investigar.
Eu se fosse a Polícia Federal emitiria imediatamente uma nota de esclarecimento. Que negócio é esse de que fiquei competente de ontem para hoje?
Vamos por alguns pingos em alguns iiis.
Primeiro, se uma extraordinária quantidade de petistas está sendo apanhada pela polícia, isso não significa que a polícia esteja hoje fazendo o que antes não fazia, mas porque uma grande quantidade de petistas está metendo a mão na bufunfa, se locupletando dos cargos e funções que ocupam. Sabem que quando tudo isso acabar, pela deficiência de mérito, terão se se contentar com coisa bem mais modesta na iniciativa privada.
A culpa, Rui, não é só deles, mas de quem as enfiou nos escaninhos do poder, distribuindo cargos de DAS a esmo, sem muito critério além das qualificações implícitas em ser membro da agremiação partidária que lhes é comum. Você sabe que nos últimos dez anos a população de funcionários no Planalto duplicou. Sabe o que isso significa, ou pelo menos o que isso simboliza? Ineficiência.
Segundo, esse negócio de que a Polícia Federal tem hoje independência que antes não tinha é uma balela.
 
Dou meu testemunho pessoal. Já fui chefe de Gabinete do Ministério da Justiça durante algum tempo no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, trabalhando com gente de primeira qualidade: o ministro era José Carlos Dias; o secretário-executivo o Antônio Augusto Anastasia, o Luiz Paulo Barreto.
Posso assegurar que já naquela época, estou falando do ano 2000, a Polícia Federal já era, graças a Deus, o que ela é hoje. Competente, isenta, implacável com a bandidagem de fora e de dentro.
Bem, estou me afastando do assunto central, que era cumprimentá-lo pelo anúncio de ontem.
 
Faltou só lembrar que o STF já julgou e condenou os integrantes quadrilha do mensalão, entre os quais incluem-se também membros do Partido dos Trabalhadores. Só para saber: como são graúdos, estão sujeitos às mesmas regras da Rosemary e doPaulo? Vão continuar filiados, vão ser expulsos, vão pelo menos ter sua conduta julgada pelo alto comando?
 
Faço esses comentários a título de contribuição. Quase nunca tive simpatia pela plataforma do PT, mas fui um dos muitos que admirava a qualidade de sua mensagem, a lisura e a honestidade que pareciam revestidos todos no partido . Hoje, ao contrário, vejo os próprios afiliados do PT de cabeça baixa, envergonhados com a sujeirada que a cada dia é revelada.
04 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário