"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SANATÓRIO GERAL DA 'POLÍTICA'

Vivendo e desaprendendo

“E eu aprendi agora, vejam vocês, né, aos 64 anos a gente também aprende, os ludovicenses. Jamais me ocorreu que quem morasse aqui em São Luis era lulovicenses (sic). Eu pensei que era são-luisenses. Mas não é. É também? Ótimo”.

Dilma Rousseff, capturada por Celso Arnaldo durante a inauguração de obras de melhorias no Porto de Itaqui, passando vergonha diante de seu ídolo, José Sarney, ao fingir que acabou de aprender o gentílico alternativo de quem nasceu em São Luis (não de quem mora), mas desaprendendo, no ato, que os naturais da capital do Maranhão também podem ser chamados de são-luisenses ─ como quem tem 64 anos e é presidente da República deveria saber, mesmo que não saiba quase nada sobre coisa alguma.

Trocando as bolas

“O presidente Lula merece, do Brasil, respeito”.

Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, sobre a repercussão do caso Rose, ensinando que não é o Brasil que merece o respeito de Lula.

Reforma prioritária

“Não dá para avançar no Brasil sem uma reforma do Estado que pegue a questão da mídia monopolizada e o Judiciário conservador”.

Rui Falcão, presidente do PT, num encontro de prefeitos e vereadores do partido eleitos no Estado do Rio de Janeiro, ignorando a reforma penitenciária destinada a tornar as cadeias mais hospitaleiras, principal reivindicação dos companheiros condenados no julgamento do mensalão.

Tudo entendido

“O PT não está envolvido”.

Rui Falcão, sobre a Operação Porto Seguro, insinuando que Lula é tucano e Rosemary Nogueira milita no DEM desde criancinha.

Ministro da Malandragem

“O PIB não foi tão alto como esperávamos e como todo mundo esperava”.

Guido Mantega, ministro da Fazenda, sobre o desastroso desempenho do PIB no terceiro trimestre deste ano, acusando todo mundo de ter esperado o que só ele fingiu esperar.

Servidoras da pátria

“O Lula é sinônimo de compromisso com o povo e com o País. Sou eternamente grata pelo ser humano e político incomparável que o Lula é”.

Luci Choinacki, deputada federal pelo PT de Santa Catarina, depois de uma audiência com o ex-presidente na última sexta-feira, evitando comentar a atuação do chefe como marido e selecionador de servidoras da pátria.

Doutora em manguezal

“Ao sobrevoar do aeroporto para o Porto do Itaqui perguntei à governadora Roseana Sarney se tudo aquilo que via era mangue, a governadora me disse que era sim, e que é por isso que o Maranhão é tão rico, responsável por 60% dos manguezais do Brasil”.

Dilma Rousseff, nesta segunda-feira em São Luiz, caprichando no dilmês rústico ao descobrir que os manguezais são os culpados pela riqueza do Estado mais pobre do Brasil.

Vassalo do Ano

“A impressão de que há mais corrupção agora não é real, o que há mais agora é que as coisas não estão mais debaixo o tapete e a Polícia Federal e os órgãos todos de vigilância e fiscalização estão autorizados, e com toda a liberdade garantida pelo governo, quero insistir nisso, não é uma autonomia que nasceu do nada, porque antes não havia essa autonomia, nos governos Fernando Henrique não havia essa autonomia”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e ex-coroinha que caiu na vida, desandando no palavrório em dilmês de botequim para provar que Lula acabou com a corrupção que FHC inventou e incluiu na herança maldita repassada ao seu Amo e Senhor.

Te cuida, Lobão!

“A melhor forma de usar os royalties é na educação”.

Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, sobre a distribuição dos royalties do petróleo, confirmando que treina para aprender a ser ministro da Educação com o uniforme de ministro de Minas e Energia.

Mulher compreensiva

“Não tem nenhuma complicação para o ex-presidente Lula”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e caixa-preta do PT, sobre o escândalo envolvendo Lula e Rosemary Noronha, garantindo que Marisa Letícia é muito compreensiva.

04 de novembro de 2012
Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário