"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

INADIMPLÊNCIA CONTINUA ALTA. CRÉDITO CRESCE EM RITMO FORTE

 

 
O BC divulgou hoje dados importantes que devem ser acompanhados com atenção. A taxa de inadimplência de pessoa física caiu, mas muito pouco. Continua num patamar bastante elevado, acima do registrado no mesmo mês do ano passado, o que exige cuidado.
O economista José Francisco Gonçalves, do Banco Fator, que fez o gráfico abaixo, diz que esse indicador, que leva em conta atrasos superiores a 90 dias, segue apontando resultados não favoráveis.
- Em novembro, recuou de 5,9% para 5,8%, sendo reflexo da taxa de inadimplência para pessoa física, que passou de 7,9% para 7,8%. O leve recuo foi puxado por aquisição de veículos - explica.
Mais uma vez, houve redução da taxa de juros cobrada em empréstimos ao consumidor, de 35,4% para 34,8% ao ano, o que era esperado por conta da queda da Selic.
O BC também divulgou que em novembro o crédito cresceu 1,5%, um pouco mais do que o registrado no mês anterior (1,4%) e, em 12 meses, desacelerou um pouco, para 16,1%. Mesmo com essa redução, o "carro" continua correndo de forma acelerada.

Valéria Maniero/Globo
19 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário