"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA PEDE AO STF PRISÃO IMEDIATA DE CONDENADOS DO MENSALÃO


Procurador Roberto Gurgel
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão imediata dos condenados no processo do mensalão. A petição foi registrada no início da noite desta quarta-feira. Como as atividades do tribunal foram encerradas hoje para o recesso, a decisão deverá ser tomada pelo presidente da Corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, sem consultar os demais ministros. Segundo a assessoria do STF, a decisão só será tomada na sexta-feira.
Nem a assessoria do STF nem a do procurador divulgaram a íntegra do pedido, mas a informação é de que o documento tem 20 páginas. A expectativa dos advogados dos réus é de que Joaquim mandará prender os condenados. A jurisprudência do STF, porém, tem sido em outro sentido: prender apenas quando ocorrer o trânsito em julgado, ou seja, após o julgamento de todos os recursos, o que deverá ocorrer somente em 2013.
Dos 37 réus, 25 foram condenados. Desses, 11 cumprirão pena em regime inicialmente fechado: José Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.
Outros 11 réus deverão cumprir prisão em regime semiaberto, que permite ao detento sair durante o dia e voltar para a cadeia apenas para dormir. E três cumprirão pena alternativa.
Do site do jornal O Globo
 
19 de dezembro de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário