"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"MISSÃO" CUMPRIDA? LEWANDOWSKI AFIRMA TER CONTRIBUÍDO PARA ABSOLVER 12 RÉUS.

E NOS ACÓRDÃOS UM VOTO DE MAIS DE DUAS MIL PÁGINAS.

"Acho que cumpri meu dever de revisor", diz ele, lembrando que também ajudou a atenuar penas
No dia seguinte ao fim do julgamento do mensalão, o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo, disse ontem que guarda a sensação de dever cumprido. O ministro considerou positivo ter contribuído para a absolvição de 12 dos 37 réus do processo, além de ter convencido colegas a diminuir o tamanho das penas impostas a condenados.
O ministro também lembrou que defendeu a transferência do processo em relação ao 38º réu, Carlos Alberto Quaglia, para a primeira instância do Judiciário, decisão que foi tomada pela maioria do plenário. Durante o julgamento, Lewandowski votou mais pela absolvição do que pela condenação dos investigados.
- A intervenção do revisor, cujo papel foi subestimado por muitos inicialmente, contribuiu para que 12 réus fossem absolvidos, um 13º fosse remetido para primeira instância por uma falha processual, e que muitas penas fossem atenuadas. Acho que cumpri meu dever de revisor - declarou Lewandowski.
Terminado o julgamento, os ministros têm prazo de dois meses para publicar o acórdão, que é uma espécie de resumo das decisões tomadas ao longo dos últimos quatro meses e meio. O prazo é interrompido no recesso da Corte. Só depois do documento publicado é que os réus e o Ministério Público poderão entrar com recursos ao próprio STF. Lewandowski não deu previsão de quando o acórdão sairá. Mas disse que o trabalho será intenso. os- Eu estou trabalhando com bastante afinco para liberar o meu acórdão o mais rapidamente possível, mas todos nós reformulamos pontos de vista. Tive que reformular os acórdãos. Já estou com quase 1.500 páginas só de notas taquigráficas. Fora o meu voto, que tem mais de duas mil páginas - disse.
camuflados
19 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário