"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PSDB EXIGE INVESTIGAÇÃO DE DENÚNCIAS CONTRA LULA, MAS NÃO EXPLICA A PRESENÇA DE UM TUCANO DESAGRAVANDO O SUSPEITO


O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), reiterou nesta quarta-feira sua posição favorável à investigação de denúncias que envolvem diretamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Seguem suas declarações sobre o assunto:
 
“O ex-presidente Lula não é vítima de nenhuma campanha difamatória. Tampouco existe qualquer complô contra ele. Lula é um brasileiro com história, que deve ser respeitado e tem a estima de muitos. Agora, ele não está acima do bem e do mal.
O Brasil não é a ‘República da Rosemary’. E por isso mesmo, a sociedade espera o esclarecimento imediato de todas as denúncias que envolvem diretamente o ex-presidente Lula. Esses esclarecimentos serão importantes não só para o país, mas especialmente para o ex-presidente Lula. Agora essa ‘mobilização’ para evitar a investigação de fatos suspeitos é uma fraude e não honra o passado de ninguém”.
 
(Do site do PSDB)
 
19 de dezembro de 2012
in coroneLeaks

*** *** ***

Cordão dos puxa-sacos teve até tucano.

Oito governadores, um deles filiado ao PSDB, fizeram ontem visita de "solidariedade" ao ex-presidente Lula após a divulgação de depoimento em que o empresário Marcos Valério, operador do mensalão, o acusou de ser beneficiário do esquema. A reunião, convocada pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), ocorreu na sede do instituto que leva o nome do petista, em São Paulo.
 
Além de Gomes, participaram o tucano Teotonio Vilela Filho, de Alagoas, os petistas Jaques Wagner (BA), Agnelo Queiroz (DF) e Tião Viana (AC), os peemedebistas Sérgio Cabral (RJ) e Silval Barbosa (MT) e Camilo Capiberibe (AP), do PSB. Vilela disse que um dos motivos de sua solidariedade era o eventual uso político da denúncia, feita por Valério, de que despesas pessoais de Lula teriam sido pagas com dinheiro do mensalão.
 
"Não é uma denúncia do Marcos Valério que vem desmanchar um trabalho que foi feito", disse o governador, que afirmou estar "à vontade entre companheiros", apesar de ser de um partido que faz oposição ao governo federal.
O tucano citou Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de seu partido, como "duas figuras que dão credibilidade ao Brasil no mundo inteiro".
 
Segundo Cid Gomes, cada um dos governadores fez um breve desagravo a Lula, mas em seguida foram tratados assuntos genéricos. Entre os temas tratados estão a reforma política e a divisão dos royalties do petróleo.
 
O mais exaltado do grupo na chegada ao evento, Agnelo Queiroz declarou que Valério fez um "ataque vil, covarde, irresponsável e criminoso" a Lula e falou em "ameaça à democracia". "Só confia em vigarista dessa ordem quem quer dar voz a isso", completou.
 
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, disse aos jornalistas que petistas estão "pagando" o preço de terem se aproximado de Valério. "Se você viu o resultado do julgamento [do mensalão], pode concluir isso."
 
O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, não participou da visita. Ele informou que precisaria ir à diplomação do aliado Roberto Cláudio, novo prefeito de Recife.
 
19 de dezembro de 2012
(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário