"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 13 de junho de 2013

MOVIMENTO LIGADO AO MST E VIA CAMPESINA USA ÍNDIOS COMO "LARANJAS" PARA DESVIAR DINHEIRO DO PRONAF. PF INVESTIGA FRAUDE

O Movimento dos Pequenos Agricultores é um braço da Via Campesina, instituição internacional que prega a violência no campo através de invasões e ocupações de propriedades rurais produtivas. Pois não é que o MPA está usando índios kaigangs como "laranjas" para desviar dinheiro do Pronaf?
Veja noticia abaixo do Estado de Minas. 
 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal (PF) investigue a denúncia de que índios kaingangs, na cidade de Tenente Portela, a 460 quilômetros de Porto Alegre (RS), estariam sendo vítimas de uma fraude envolvendo recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os indígenas alegam que seus dados pessoais foram usados indevidamente para conseguir financiamentos que somam mais de R$ 630 mil. Segundo eles, o dinheiro foi desviado por integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
 
A denúncia foi apresentada hoje (12) ao ministro pelo presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara, deputado Gerônimo Goergen (PP-RS). “Eu recebi uma denúncia da reserva Kaingang de Tenente Portela de que estão usando índios na busca de recursos do Pronaf. E esse recurso não chega ao índio. O Movimento dos Pequenos Agricultores saca o dinheiro e fica apenas a dívida em nome dos indígenas”, disse Goergen, após reunião com Cardozo para tratar de demarcação das terras indígenas.
 
O ministro da Justiça determinou que a Polícia Federal investigue a denúncia e se for comprovada a fraude, que abra inquérito para investigar o caso. “Determinei imediatamente ao diretor da PF tomar as providências cabíveis. Ele vai examinar a documentação e verificar a necessidade de abertura do inquérito. Em sendo comprovada a narrativa, seguramente será aberto um inquérito policial”, disse. Goergen declarou ainda que entregou a Cardozo o nome de 600 índios que foram vítimas da fraude.
 
13 de junho de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário