"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 13 de junho de 2013

POPULARIDADE LADEIRA ABAIXO, DILMA "FAZ ATÉ O DIABO" E AGORA FINANCIA MOBÍLIA



Popularidade em queda, Dilma financia mobília
 
O fogo da popularidade, como qualquer outro fogo, não vive sem oxigênio. Oito pontos percentuais menos popular, segundo as contas do Datafolha, Dilma Rousseff cuidou de reanimar a chama. Anunciou nesta quarta (12) uma espécie de Minha Casa, minha geladeira, meu fogão, minha lavadora, minha cama, meu computador, minha tevê…
 
Dilma reservou R$ 18,7 bilhões em verbas do Tesouro para bancar uma nova linha de crédito à clientela do Minha Casa, Minha Vida. Agora, além da residência, a pessoa poderá financiar a mobília: R$ 5 mil para cada família, a taxas de 5% ao ano.
 
Estima-se que serão beneficiadas 3,75 milhões de famílias. Supondo-se que cada família dessas tenha em média três eleitores, a iniciativa tem um potencial de 11,25 milhões de votos.
 
Ao discursar na cerimônia de lançamento do novo programa, Dilma beliscou a oposição. Citou o “Velho do Restelo”. Personagem de Camões, o “velho” aparece no canto IV de Os Lusíadas. Da praia, admoestava os navegadores portugueses da era dos descobrimentos. Tornou-se sinônimo de pessimismo e conservadorismo.
 
“Durante muito tempo, em toda a história do nosso país, muitos velhos do restelo apareceram nas margens das nossas praias”, disse Dilma. “Hoje, o velho do restelo não pode, não deve e, eu asseguro pra vocês, não terá a última palavra no Brasil. Esse programa é mais um som contra o velho do restelo.”
 
O discurso de Dilma trouxe outra novidade além da linha de crédito para aquisição de móveis e eletrodomésticos. A presidente incluiu no falatório uma menção à política fiscal. A situação que o Brasil vive é de inflação sob controle, de contas públicas sob controle”, disse.
 
De inflação Dilma já vinha falando. Da saúde dos cofres há muito ela não falava. Essa combinação de carestia com gastança é, por assim dizer, o metafórico velho do restelo que espreita Dilma.

13 de junho de 2013
Josias de Souza - UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário