"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 13 de junho de 2013

OS DERELITOS DA POLÍTICA BRASILEIRA

Na linguagem marinheira, um derelito é um perigo à navegação, em geral um objeto grande, boiando, ou barco abandonado por sua tripulação, fazendo água, sem salvação.
O ministro Mercadante é um derelito. Falando sobre a queda da presidente nas pesquisas, disse que foi “uma oscilação normal, causada, entre outras coisas, pelo tomate”, ao mesmo tempo em que pisava nele. Há anos, como guru econômico do PT, foi contra o Plano Real, chamando-o de eleitoreiro. 
Em 2006, como candidato ao governo de SP, seus assessores foram acusados de comprar um dossiê falso, contra seu adversário, José Serra, e chamados, por Lula, de “aloprados”, apelido que pegou. Agora, como ministro da Educação, vozeou essa “pérola”: “O que museu tem a ver com a educação?”.
Com o ministro Mantega fazendo água, se tornando outro derelito, bastou seu nome ser citado como um dos que podem substituí-lo que a bolsa despencou a menos de 50 mil pontos, com o Eike – sempre ele -, vendendo parte de suas ações da OGX, outro derelito, pois já caíram 73,29% neste ano.
São mais pontos dessa constelação brasileira de pontos fora da curva. Ou, melhor dizendo, mais derelitos...”

13 de junho de 2013
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário