"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 8 de julho de 2013

EMBAIXADOR AMERICANO REBATE DENÚNCIAS DE ESPIONAGEM DOS EUA

Apesar disso, Thomas Shannon prometeu colaborar com Brasil na área de inteligência. Os artigos do GLOBO apresentaram uma imagem do nosso programa que não é correta’, disse o embaixador
 

Após se reunir com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, lamentou a publicação das reportagens do GLOBO - que revelam que o país monitorou milhões de telefonemas e e-mails de cidadãos brasileiros -, mas afirmou que os EUA continuarão colaborando com o Brasil na área de Inteligência. A Comissão de Relações Exteriores do Senado se reuniu extraordinariamente nesta terça-feira para votar requerimentos convocando o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o embaixador. Ele se recusou, no entanto, a responder se havia ou não espionagem dos EUA no Brasil. Quando foi indagado sobre o assunto, entrou no carro oficial.
 
 
 
Shannon seguiu para reunião com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito, onde ficou por 30 minutos e saiu sem dar entrevista. No domingo, à tarde, o embaixador já havia se reunido com a secretaria-geral do Itamaraty. Os senadores pedem explicações sobre uma base dos Estados Unidos de espionagem por satélite, em Brasília, revelada pelo O GLOBO.
 
Segundo documentos vazados pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, equipes da Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês) e da Agência Central de Inteligência (CIA) trabalharam em conjunto na capital federal coletando informações. Nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que abriu investigação sobre o caso.
 
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, também mostrou preocupação com as denúncias de espionagem americana. Em ação conjunta com o Ministério das Comunicações, o órgão vai interpelar as empresas de tecnologia que atuam no país, como Google e Facebook. Medidas para garantir mais segurança ao tráfego de dados também estão em estudo.
 
- Temos empresas internacionais que operam aqui, como o Google e o Facebook. Isso preocupa - afirmou Raupp, durante almoço nesta segunda-feira, na sede da Firjan.
 
A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília informou, na manhã desta segunda-feira, que aguarda uma posição de Washington antes de tratar sobre o monitoramento de comunicações eletrônicas e telefônicas no Brasil.
 
Os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores, e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também apresentaram requerimentos para convocação do ministro José Elito Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional) e o diretor-geral da Abin, Roberto Trezza.
 
- Temos que debater a proteção do sigilo, do nosso sistema cibernético, a contratação dos satélites, tudo isso tem que ser discutido - disse Ferraço. - Com isso pretendemos obter as informações, saber das providências e até mesmo como o governo entende que a legislação precisa ser aperfeiçoada de modo a garantir a proteção do sigilo, intimidade, individualidade das pessoas físicas e jurídicas no Brasil.
 
O senador também cogita convidar o jornalista Glenn Greenwald, que recebeu os documentos secretos de Snowden. Nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que abriu investigação sobre o caso, com o objetivo de verificar se empresas violaram sigilos de dados e telefonemas. A agência irá cooperar com a Polícia Federal e demais órgãos do governo federal.
 
Os documentos a que O GLOBO teve acesso revelam que Brasília fez parte da rede de 16 bases dessa agência dedicadas a um programa de coleta de informações através de satélites de outros países. Um deles tem o título “Primary Fornsat Collection Operations” e destaca as bases da agência.
 
Há também um conjunto de documentos da NSA, de setembro de 2010, cuja leitura pode levar à conclusão de que escritórios da Embaixada do Brasil em Washington e da missão brasileira nas Nações Unidas, em Nova York, em algum momento teriam sido alvos da agência. Não foi possível confirmar a informação e nem se esse tipo de prática prossegue.
 
No domingo, O GLOBO mostrou que, na última década, a NSA espionou telefonemas e correspondência eletrônica de pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país. Não há números precisos, mas em janeiro passado, por exemplo, o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados. No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com seis ministros para discutir o tema.

08 de julho de 2013
Demétrio Weber,  Mônica Tavares e Simone Iglesias - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário