"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 8 de julho de 2013

JORNAIS DESTACAM SISTEMA DE ESPIONAGEM DOS EUA NO BRASIL

 
‘The Guardian’, ‘Washington Post’ e ‘El País’ foram alguns dos que comentaram denúncia feito por O GLOBO

 

Horas depois de o GLOBO revelar, com base em documentos secretos copiados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, que os EUA espionaram milhões de telefonemas e e-mails de cidadãos brasileiros, vários jornais estamparam em seus sites a denúncia, publicada com exclusividade neste domingo. O britânico Glenn Greenwald, um dos autores da reportagem e jornalista do “The Guardian”, escreveu em seu blog que o Brasil vem sendo espionado massivamente pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).
 

O jornal americano “Washington Post” também comentou a reação do governo brasileiro: “Brasil demonstra preocupação e pede que os Estados Unidos esclareçam relatórios de espionagem da NSA”. Na mesma linha, o “USA Today” destacou que o Brasil mostra-se preocupado com denúncias de monitoramento da NSA. Neste domingo, o Ministério das Relações Exteriores pediu explicações ao embaixador dos EUA Thomas Shannon e acionou a embaixada em Washington para fazer o mesmo diretamente ao governo americano.
 
O jornal “Público”, de Portugal, anunciou que cidadãos brasileiros foram espiados “em grande escala” pelos EUA. A reportagem destaca que o Brasil é um dos alvos preferenciais da agência americana, ao lado de países como China, Rússia, Paquistão ou Irã. No espanhol “El País”, uma reportagem da noite deste domingo mostrou que o Brasil também está na mira de espionagem revelado por Snowden. Em seu site, o jornal diz que O GLOBO, junto com o “The Guardian”, revelaram que os Estados Unidos interceptaram milhões de chamadas, e-mails e dados de empresas brasileiras.
 
Na América Latina, o venezuelano “El Nacional” afirmou que os EUA interceptaram ligações e correios eletrônicos no Brasil. O “Clarín”, da Argentina, destacou que entre os documentos revelados por O GLOBO está um mapa que indica que o Brasil está sendo espionado da mesma maneira que França e Austrália, o que mostra que o volume de conexões interceptadas pelos sistemas de espionagem americano é intermediário.

08 de julho de 2013
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário