"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 22 de julho de 2013

JORNALISTAS DISCUTEM REFORMA POLÍTICA. VEJA

Sistema eleitoral, financiamento de campanha e recall foram temas de debate; assista ao vídeo do Jornal da Noite



A reforma política volta a ser tema de debate, nesta sexta-feira, no Jornal da Noite. Os jornalistas Boris Casoy e Fernando Mitre, do Grupo Bandeirantes, comentam o tema com o jornalista Fernão Lara Mesquita, do jornal O Estado de S. Paulo.

"A reforma política quem faz é a imprensa ou o povo. Reforma precisa ser forçada, arrancada. A internet está aí, o povo está na rua. Se dermos foco para esta força, é possível que ela ocorra", afirma Mesquita.

Fernando Mitre concorda em partes. Segundo ele, "a novidade é que dessa vez o olho das ruas está mirando os políticos. É um tipo de pressão que pode funcionar. Mas no fim da história, quem fará a reforma é aquele grupo que se nutre do sistema que deve ser mostrado".
Sistema eleitoral
O sistema eleitoral foi debatido pelos jornalistas. Mitre defende um sistema aperfeiçoado, com qualidade da política. "O voto facultativo, por exemplo", defende.

Eles também levantam uma mudança polêmica: o voto proporcional, como ocorre hoje, ou o voto distrital - em que se deixa de votar no partido e o candidato com maioria das intenções vence.

Mitre explica que na Alemanha há uma mistura dos dois, o que "tem dado certo nos últimos anos".

Porém, ele faz uma observação. "Perfeito não existe, mas o distrital aproxima o eleito do eleitor", afirma o diretor nacional de jornalismo do Grupo Bandeirantes.

Já Mesquita defende o voto distrital com recall - que tira o eleito do cargo caso a população não tenha aprovado o trabalho.

"O voto distrital é um mecanismo. Troque o seu político com 'defeito' antes que ele provoque um 'desastre", diz o profissional do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia mais: Entenda alguns dos pontos que podem mudar com a Reforma Política
Outros temas
Outro tema polêmico, alvo de debate entre os três, foi o financiamento público das campanhas.

"Pode haver uma falta de transparência maior ainda", diz Mitre.

A reeleição presidencial, na opinião do jornalista Fernando Mitre, é desnecessária. "Acho que cinco anos em um mandato está de bom tamanho".

Perguntado sobre o mesmo assunto por Boris Casoy, Mesquita diz que o problema não é a reeleição. "O problema é o excesso de poder que o presidente tem em pegar o dinheiro e fazer o que ele quiser".


22 de julho de 2013
Da Redação, com Jornal da Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário