"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 22 de julho de 2013

MÉDICOS PLANEJAM PARALISAÇÕES EM 11 ESTADOS CONTRA PROGRAMA DE DILMA

Mais Médicos: profissionais planejam paralisações no DF e em 11 estados.  Enquanto governo tenta promover programa, entidades fazem oposição ao projeto
 
 
Enquanto ministros e secretários do governo rodam o país promovendo o programa Mais Médicos, sindicatos da categoria programam paralisações na terça-feira. Serão mantidos apenas os serviços de urgência e emergência.
 
As principais entidades médicas do país são contrárias ao programa. Elas discordam principalmente de dois pontos: a possibilidade de trazer médicos estrangeiros ao país sem revalidação do diploma; e a obrigatoriedade de os estudantes de medicina que começarem o curso a partir de 2015 terem de trabalhar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para obter o diploma.
 
Na nota em que divulga a programação das paralisações, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) chama a medida provisória (MP) instituindo o Mais Médicos de “MP da Morte”. "A Fenam delibera suspensão tanto do sistema público, quanto do suplementar. É uma luta geral, em nome da medicina e da população brasileiras", afirmou na mesma nota o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira.
 
Segundo a Fenam, estão programados atos no Distrito Federal e em 11 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
 
O ato de amanhã faz parte do calendário de greve estabelecido pela entidade para protestar contra o programa e também contra os vetos presidenciais à lei conhecida como ato médico, que regulamenta o exercício da medicina do país. O texto, antes dos vetos, restringia aos médicos a prescrição de medicamentos e diagnóstico de doenças. Profissionais da saúde de outras carreiras — como enfermeiros e psicólogos —fizeram campanha pelo veto e foram atendidos pela presidente Dilma Rousseff.
 
Na semana que vem, nos dias 30 e 31 de julho, os médicos deverão promover nova paralisação. Após 10 de agosto, será feita uma avaliação das reivindicações da categoria. A Fenam promete greve por tempo indeterminado caso não haja avanços no movimento.
 
Enquanto a categoria organiza paralisações, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres) estão viajando para promover o programa e conseguir a adesão dos gestores municipais. Padilha foi ao Pará e ao Maranhão. Menicucci ao Paraná. Na terça, Padilha estará no Amazonas e a ministra no Rio Grande do Sul.
 
Ao todo, até terça, representantes de três ministérios (Saúde, Educação e Mulheres) deverão ter percorrido 11 estados, incluindo os dez mais populosos - São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará, Pará e Maranhão - mais o Amazonas. Nesses estados, estão sendo organizados encontros com prefeitos e secretários municipais de saúde para tirar dúvidas e facilitar a adesão dos municípios.
 
Balanço feito pelo Ministério da Saúde mostra que, até a última quinta-feira, havia 13.857 médicos e 1.221 municípios inscritos. Dos médicos, 11.147 se formaram no Brasil e 2.710 no exterior. Por nacionalidade, são 12.701 brasileiros e 1.156, estrangeiros.
 
— O Pará é um dos estados que têm a maior carência de médicos no Brasil. E a nossa expectativa é que seja o estado que mais receba esses profissionais pelo programa — disse Padilha nesta segunda-feira, em viagem ao estado.

22 de julho de 2013
André de Souza - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário