"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 2 de abril de 2012

CHINA FECHA SITES APÓS BOATOS DE GOLPE DE ESTADO

Notícias sobre o golpe circularam na internet na semana passada, dando conta de supostos disparos na Praça da Paz Celestial, além de veículos militares entrando em Pequim

Seis pessoas foram detidas em Pequim por “fabricar ou disseminar” boatos online, 16 sites foram fechados e duas das mais populares redes sociais do país foram censuradas após a circulação de notícias na rede de um suposto golpe de Estado.

As notícias sobre o golpe circularam na internet na semana passada, dando conta de supostos disparos na Praça da Paz Celestial, além de veículos militares entrando em Pequim. A operação, considerada um dos maiores ataques das autoridades chinesas contra a rede, fechou páginas populares como “meizhou.net”, “xn528.com” e “cndy.com.cn”.

Informação nas redes sociais

Os serviços de microblog “Sina Weibo” e o “QQ”, os mais populares da China, terão bloqueada a opção de publicar comentários até o próximo dia 3 de abril.

O Escritório Estatal de Informação na Internet informou neste sábado, 31, que os boatos sobre o suposto golpe de Estado “causaram uma influência muito ruim na opinião pública”. A China tem a maior comunidade de internautas do mundo: 513 milhões de pessoas conectadas. Muitas delas utilizam as redes sociais para se informar, uma vez que nelas encontram dados não divulgados pela imprensa oficial.

02 de abril de 2012
Fontes:G1 - Após rumores de golpe de Estado, China fecha 16 sites e detém seis

Nenhum comentário:

Postar um comentário