"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 2 de abril de 2012

EUA: VETERANOS DO IRAQUE E AFEGANISTÃO IRÃO LUTAR CONTRA AS FARC

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu oferecer à Colômbia, a experiência de combatentes das guerras do Iraque e Afeganistão, para lutarem contra as FARC. Chefes de brigadas experimentados em combate serão enviados à América do Sul para atuar na Força Tarefa Conjunta contra a guerrilha.

A informação é do chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, que na quinta-feira, 29/3, reuniu-se em Brasília com o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Dempsey realizou visita de dois dias à Colômbia antes de desembarcar no Brasil. Antes de Brasília, Dempsey esteve no Amazonas para conhecer o trabalho realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

Segundo ele, "estamos nos preparando para enviar à Colômbia alguns comandantes de brigada que estiveram no Iraque e Afeganistão para que cooperem com os militares colombianos. Os desafios que esses militares encaram não são muito diferentes daqueles que enfrentamos no Iraque e Afeganistão".

Pelo acordo, os militares norte-americanos permanecerão por duas semanas na Colômbia, compartilhando conhecimentos e experiências, principalmente em relação à segurança fronteiriça, proteção de infra-estruturas críticas, inteligência, vigilância, reconhecimento, transporte aéreo e aviões não tripulados.

A Força Tarefa Conjunta está dedicada exclusivamente ao combate às FARC. A cooperação com o Pentágono pretende reduzir à metade o poderio militar da guerrilha em dois anos.

02 de abril de 2012
Fonte: Info Rel

Nenhum comentário:

Postar um comentário