"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 2 de julho de 2012

A EXPLORAÇÃO DE CRISTO É UMA ATIVIDADE CADA VEZ MAIS RENTÁVEDL, NO BRASIL E NO MUNDO

Nunca houve ninguém como ele. Embora tenha nascido e vivido no Oriente, a dedicação à sua obra floresceu no Ocidente, de forma avassaladora. Alguns religiosos, como Francisco de Assis, que seguiram seu exemplo, realmente conseguiram chegar a um estágio superior, mas na verdade nenhum outro líder atingiu o inimaginável patamar de Jesus de Nazaré.

Mais de 2 mil anos depois, sua imagem permanece intocável. Muita coisa boa é feita em seu nome, mas também muita coisa ruim, pois continua-se a ganhar dinheiro com a fé originada de sua pregação político-religiosa-social, e essa exploração ocorre das formas simples às mais extravagantes.

Não é de espantar que o IBGE mostre que no Brasil as seitas evangélicas ganham cada vez mais terreno, usando exclusivamente o carisma de Jesus e desprezando outras personalidade notáveis, como o próprio Francisco de Assis. Isso acontece porque a Igreja Católica Romana permanece estacionada no tempo e no espaço, enquanto outras religiões seguem se adaptando à mutante realidade do mundo.

E os fieis vão mudando de crença, é compreensível. A Igreja Carismática e a Teologia da Libertação foram movimentos inovadores, mas o reacionarismo do Vaticano parece inexpugnável. Por que os padres não podem casar, constituir família. É incompreensível. Por que um casal de católicos não pode planejar o número de filhos. É também incompreensível.

Se há pastores e bispos evangélicos que enriquecem nesse métier, como passou a ser comum nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países ocidentais, não há dúvida também que o trabalho deles rende bons frutos em termos de apaziguamento social, com os fieis aceitando a dura realidade da vida na Terra, à espera da salvação na Vida Eterna, exatamente o que ocorre tmabém no caso do Islamismo, a religião que mais cresce no mundo de hoje.



PICARETAGENS


Com uma frequência impressionante, sempre surgem novas “descobertas” sobre a passagem de Jesus sobre a Terra. A mais recente, versão 2012, relata que um grupo de arqueólogos e pseudo especialistas em assuntos religiosos apresentou em Nova York as conclusões de uma pesquisa que apresentaria indícios da ressurreição de Jesus, a partir de um túmulo localizado em Jerusalém há três décadas.

O professor de Arqueologia Rami Arav, da Universidade de Nebraska, e cineasta canadense Simcha Jacobovici e o professor James Tabor, diretor do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, conseguiram uma permissão da Autoridade de Antiguidades de Israel para escavar o local entre 2009 e 2010.

“Até agora me parecia impossível que tivessem aparecido túmulos desse tempo com provas confiáveis da ressurreição de Jesus ou com imagens do profeta Jonas, mas essas evidências são claras”, afirmou à Agência Efe o prof. Tabor.

O túmulo em questão foi descoberto em 1981 durante as obras de construção de um prédio no bairro de Talpiot, situado a menos de quatro quilômetros da Cidade Antiga de Jerusalém. Um ano antes, neste mesmo lugar, fora encontrado um túmulo que alguns “pesquisadores” disseram acreditar ser de Jesus e sua família, vejam só que desfaçatez.

O professor Tabor reconhece que suas conclusões são “controversas” e que vão causar certo repúdio entre os “fundamentalistas religiosos”, porque “outros acadêmicos seguirão duvidando das evidências arqueológicas da cristandade”.

###

A MESMA EQUIPE

Detalhe: anteriormente, essa mesma equipe de pesquisadores participou do documentário “O Túmulo Secreto de Jesus”, produzido pelo cineasta James Cameron. Na obra, os arqueólogos encontraram dez caixões que asseguram pertencer a Jesus e sua família, incluindo Virgem Maria, Maria Madalena e um suposto filho de Jesus.

Segundo o documentário, as ossadas supostamente apresentariam inscrições correspondentes às identidades de Jesus e sua família, o que acabaria reforçando outra picaretagem: a versão apresentada no livro “O Código da Vinci”, de Dan Brown, o mesmo que indica que Jesus teria sido casado com Maria Madalena e até tiveram um filho juntos.

Com toda certeza, vem por aí mais um documentário fajuto, explorando a imagem sagrada. É revoltante. Esses picaretas inventam histórias prodigiosas e são cultuados pela imprensa. A polícia não os prende, não são processados, nada lhes acontece e ganham cada vez dinheiro. Deveriam deixar Cristo em paz. Amém.

Carlos Newton
02 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário