"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 2 de julho de 2012

WALT WHITMAN E AS PESSOAS QUE ATINGEM POSIÇÕES ELEVADAS

Se Rubem Braga ensinava que a poesia é necessária, devemos destacar os poemas do genial escritor norte-americano Walt Whitman, que viveu entre 1819 e 1892, mas parece ser um autor contemporâneo.

Walt Whitman

DAS PESSOAS QUE ATINGEM POSIÇÕES ELEVADAS

Das pessoas que atingem posições elevadas,
cerimónias, riqueza, erudição e similares:
para mim tudo isso a que chegam tais pessoas
afunda diante delas — a não ser quando acrescenta
um resultado qualquer para seus corpos e almas —
de modo que elas muitas vezes me parecem
desajeitadas e nuas, e para mim
uma está sempre zombando das outras
e a zombar dele mesmo ou dela mesma,
e o cerne da vida de cada qual
(a que se dá o nome de felicidade)
está cheio de pútrido excremento de larvas,
e para mim muitas vezes esses homens e mulheres
passam sem testemunhar as verdades da vida
e andam correndo atrás de coisas falsas,
e para mim são muitas vezes pessoas
que pautam as suas vidas por um hábito
que a elas foi imposto, e nada mais,
e para mim é gente triste, muitas vezes,
gente afobada, estremunhados sonâmbulos
tacteando no escuro.


Walt Whitman, in “Leaves of Grass”

Nenhum comentário:

Postar um comentário