"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 2 de julho de 2012

GOLPE DO PECÚLIO FALIDO


Nesta época de vacas magras, os vigaristas aproveitam para obter alguma vantagem dos "desesperados" em busca de algum troco a mais. Assim, volta a fazer vítimas o velho golpe do "recebimento de passivos de uma entidade de previdência privada falida".
Vejam a figura abaixo (clicando nela, deve aumentar).

 
Em contato com o telefone citado na correspondência, o golpe fica claro: se depositar o valor da "habilitação" o recebimento do valor é imediato. Se não quiser pagar, o recebimento será por meio de "precatório" e todo mundo sabe que isso é demorado, para não dizer impossível. A atenciosa "atendente da empresa" não é capaz de dizer com certeza qual a entidade está efetuando a reparação ("é uma que quebrou há bastante tempo, eu não tenho a documentação aqui comigo ... parece que é a CAPEMI ..." mas se você cita DELFIM ela concorda) mas cita o nome de um advogado e a matrícula do mesmo na OAB/SP (o advogado realmente existe e, possivelmente seu nome está sendo usado indevidamente e, nesse caso, deveria processar os vigaristas) responsável pelo processo.
 
Assim, prevendo que eu não tenha sido o único alvo desse pessoal, transcrevo informação publicada em março deste ano no sítio do Centro de Pagamento do Exército (CPEx), a respeito desse tipo de fraude.
 
Golpe contra militares e pensionistas!
FenaPrevi alerta sobre carta falsa para tentativa de golpe!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) divulgou alerta sobre correspondência fraudulenta enviada a pessoas físicas com o nome da entidade. Trata-se de mais uma tentativa de golpe com base em falsa expectativa de direitos previdenciários.
 
 
 
Na carta, falsa, o destinatário é informado a respeito de “ÚLTIMA NOTIFICAÇÃO DE RESGATE” de suposto plano de aposentadoria complementar (ou de seguro de vida), em consequência de pretensa interdição judicial relacionada a pedido de decretação da falência de empresas nela mencionadas. Porém, a FenaPrevi lembra que a expedição de qualquer correspondência nesse sentido não está entre as suas atribuições e competências e recomenda que as instruções apresentadas na carta sejam ignoradas.
 
 
 
 
 
 
 
Nos últimos meses, proliferaram tentativas de golpes envolvendo a menção a planos de previdência. Tradicionalmente, as pessoas são abordadas por meio de cartas enviadas por correios ou por e-mails. É solicitada a realização de um depósito prévio com promessa de recebimento de um pagamento decorrente de suposta vitória em uma inexistente “Ação Pública”.
 
São citadas ações judiciais inexistentes e apresentados valores supostamente corrigidos até o fim do ano passado, destinados, exclusivamente, a atrair pessoas incautas e motivá-las a fazer depósito em conta bancária com vistas ao pagamento prévio de pretensas despesas , em geral, em valor acima de R$ 3 mil. São, também, usadas expressões jurídicas como “Pagamento Judicial”, “Acordo Judicial”, “2ª Instância” e “V.S. foi beneficiado”, colocando-se telefone para eventuais contatos.
 
O propósito dos estelionatários é estimular as vítimas a pagar logo as custas. Mas trata-se de um golpe e não haverá qualquer liberação de dinheiro após o depósito, porque os processos são falsos. Então a recomendação é que as possíveis vítimas desses golpes evitem o contato com estes estelionatários. Mas guardem o envelope e a carta para entregá-los às autoridades policiais. O site da Susep, a autarquia que fiscaliza e regula o mercado segurador, enumera diversos golpes semelhantes que estão ocorrendo no mercado de seguros e de previdência privada.
 
 
 
 
 
Fonte: Centro de Pagamento do Exército
 
 
 
 
COMENTO: é conhecido o adágio de que 'malandro de mais se atrapalha'. Assim agem os vigaristas. Oferecem uma vantagem e alguns incautos caem na armadilha sem nem mesmo se darem ao trabalho de tentar lembrar se realmente poderiam ser beneficiárias do prometido. Um exemplo: se você nunca foi associado a algum plano desses que faliram, é claro que não pode haver "ação pública" em que você é beneficiado, principalmente se você nunca patrocinou tal ação. Mas tem gente que acredita em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Lula, Tarso, etc ...
 
02 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário