"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 2 de julho de 2012

UM CHOCOLATE À MODA ESPANHOLA, NA FINAL DA EUROCOPA

REUTERS/Michael Dalder

A Espanha atropelou a Itália por 4 a 0 e sagrou-se campeã da Euro pela segunda vez seguida, um fato inédito. O placar também é inédito: o maior de uma final de européia na história, superando o 3 a 0 da Alemanha OcidentaL sobre a União Soviética em 1972.

David Silva e Jordi Alba marcaram no primeiro tempo e Fernando Torres e Juan Mata, no segundo. Com o título, a Espanha também iguala a Alemanha, com três troféus continentais, como o maior vencedor do torneio. A vitória na Ucrânia também prova a boa fase espanhola, campeã do mundo em 2010 pela primeira vez.

Para a Itália, a condição de finalista já pode ser considerada um sucesso. A equipe chegou desacreditada para a Euro, depois de decepcionar na Copa do Mundo 2010, sendo eliminada na primeira fase, mas mostrou bom futebol e capacidade para derrotar a favorita Alemanha na semifinal.
Mas o melhor time venceu realmente, e é isso que interessa.
A Espanha é o melhor time do mundo, hoje.

02 de julho de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário