"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 9 de setembro de 2012

COMO INICIAR UM DISCURSO INTELIGENTE

 

Um exemplo de oratória e habilidade política, ocorrido recentemente na ONU, fez sorrir toda a comunidade mundial ali presente.
 
Falava o representante de Israel na ONU:
 
- Antes de começar o meu discurso, quero contar-lhes algo inédito sobre Moisés - todos ficaram muito curiosos. Quando Moisés golpeou a rocha com seu cajado e dela saiu água, pensou imediatamente: “Que boa oportunidade para tomar um banho!”
 
E prossegue o israelense:
 
- Moisés então tirou a roupa, deixou-a junto da rocha e entrou n’água. Quando acabou de o banho e quis se vestir, notou que sua roupa tinha sumido! Os palestinos haviam-na roubado!
 
O representante da Palestina de pronto levantou-se furibundo e bradou:
 
- Que mentira boba e descabida! Nem havia palestinos naquela época!
 
O representante de Israel então sorriu e afirmou:
 
- Muito bem! Então, agora que ficou bem claro quem chegou primeiro a este território e quem foram os invasores posso enfim começar o meu discurso...
 
Se um discurso semelhante fosse aplicado ao Brasil, seria mais ou menos assim:
 
Em 1979, os Governos Militares depois de salvar o Brasil do comunismo e prepará-lo para um futuro brilhante, com uma grande infraestrutura governamental, resolveram iniciar a abertura política e se retirar totalmente da área política, preparando inclusive uma Lei da Anistia para perdoar até mesmo aos traidores da Pátria, entre eles muitos assassinos, sequestradores e assaltantes.
 
Mas o PT roubou toda a minuta desses documentos!
 
Aí, com certeza, uma voz raivosa de algum petralha, diria: “Mas em 1979 o PT nem existia!”
 
Então podemos afirmar com absoluta certeza que o PT nada fez para a Democratização e Abertura Política do País, nem para seu desenvolvimento. Muito pelo contrário, condenou-o ao atraso, à ignorância e à desonestidade!

09 de setembro de 2012
Euro Brasílico Vieira Magalhães
in Ricardo Froes

Nenhum comentário:

Postar um comentário