"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 9 de setembro de 2012

QUE FALTA FAZEM OS RECURSOS DAS RESERVAS CAMBIAIS...

 

Quando o Lula falou que o Brasil não devia mais nada, foi generalizando, a maioria do povo brasileiro nem sabe que existem duas dívidas. Já ouvi de muita gente, quando perguntada
sobre a dívida interna, dizer que Lula pagou tudo. A verdade inteira seria dizer que o Brasil
tem reservas para pagar a dívida externa e que a interna continua aumentando.


Para fazer essas reservas, o Henrique Meirelles, então presidente do Banco Central, comprou dólar perto de três reais. E mesmo com a queda do dólar, foi pago um preço maior do que o valor da moeda americana hoje.

Esses 377 bilhões de dólares custaram ao Brasil muito mais. Pelo que se sabe, o governo não pagou a dívida externa, comprou títulos do Tesouro americano que rendem juros muito menores do que o pago pela dívida interna.Os juros cobrados pela dívida externa eram menores do que os juros pagos pelo Brasil na dívida interna.

Se esses 377 bilhões de dólares voltassem para o país, quantos problemas resolveriam.

09 de setembro de 2012
Nelio Jacob

Nenhum comentário:

Postar um comentário