"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 9 de outubro de 2012

ALÉM DE CORRUPTO, CÍNICO! DIRCEU ACUSA A DIREITA DE FAZER PRESSÃO PARA CONDENÁ-LO!

 
À véspera do julgamento que pode levar à sua condenação, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) acusou, na noite de segunda-feira (8), a "direita, os conservadores - com a mídia à frente" de fazer pressão para que o julgamento do mensalão "se desse na data e forma como ocorre".

Dirceu afirma ainda que se fez de tudo para que o julgamento coincidisse com a eleição. Ao comentar artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Dirceu diz que o tucano comemora ("dá alvíssaras") o julgamento do mensalão.

Dirceu cita um trecho em que FHC elogia a maturidade das instituições democráticas no país. E ataca: "Até parece que a direita, os conservadores - com a mídia à frente -, não fizeram de tudo e não pressionaram para que o julgamento se desse na data e forma como ocorre até agora para chegar até o dia da eleição". "A condenação clara e indignada (pelos ministros da Corte) do mau uso da máquina pública revigora a crença na democracia", diz em certo trecho o ex-chefe do Estado brasileiro.

Em sua defesa, Dirceu repete argumento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o PSDB deveria se manifestar sobre a compra de votos para aprovação da emenda da reeleição.

"Já sobre o fato de a compra de votos para a reeleição (mudança da qual ele foi o primeiro beneficiário) não ter sido apurada, de o "engavetador" Geral da República do tempo dele não ter aberto processo e nem feito a denúncia, e dos parlamentares que venderam o voto terem renunciado ao mandato para não serem investigados pelo Congresso etc., ele não diz uma palavra", critica Dirceu, em seu blog.

"Tampouco fala da não apuração do 'mensalão' de Minas [do deputado Eduardo Azeredo - PSDB-MG], parada há anos", acrescenta.

No texto, Dirceu alfineta o PSB ao afirmar que o que FHC realmente queria no artigo era propor uma aliança de Eduardo Campos com o PSDB.

"Sucesso para o ex-presidente em suas empreitadas em torno da formação desde já de uma aliança nacional PSB-PSDB - o que duvidamos. Mas, se vingar e acontecer, não será a primeira vez que o PT enfrenta uma eleição sem o PSB e outros aliados".

O texto de Dirceu encerra acusando o PSDB de ser "campeão de ficha-sujas".

A publicação da defesa em seu blog faz parte da estratégia de Dirceu de "não cair deitado" nesse julgamento. O ex-ministro tem repetido a aliados que pretende liderar um movimento político, com desdobramentos internacionais, contra a sua provável prisão.

09 de outubro de 2012
CATIA SEABRA - FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário