"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 9 de outubro de 2012

"PUDOR E RECATO ELE NÃO TEM MAIS NENHUM", DIZ CIRO GOMES SOBRE DIRCEU

 
 Ex-ministro do governo Lula e há quase dois anos sem mandato, Ciro Gomes (PSB) diz que "topa" ser candidato à Presidência em 2014 e afirma que o governador Eduardo Campos (PE) está "pronto" para concorrer ao Planalto.

Em entrevista à Folha em Fortaleza, ele diz lamentar que o ex-presidente petista hoje seja, em sua opinião, um "líder de facção", ataca José Dirceu, sobre o qual afirma não ter "pudor" e "recato", e sai em defesa de José Genoino e Delúbio Soares.

Ciro está fora da vida política desde que desistiu de disputar a reeleição a deputado federal em 2010. Ele afirma não ter plano eleitoral e diz estar "agarrado com o serviço" na política partidária.

Mas abre uma exceção: alimenta ainda o sonho de ser candidato à Presidência da República pelo PSB.

"Eu topo, mas não vou brigar com ninguém. Topo se o partido decidir e a gente possa ser decente com a Dilma."

Alan Marques-17.nov.2011/Folhapress
Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda e da Integridade Nacional
Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda e da Integridade Nacional

Ciro já foi candidato em 1998 e 2002, contra Lula, e tentou se lançar em 2010.

Mas Lula preferiu unir as forças aliadas em torno de Dilma Rousseff, que derrotou José Serra. "Esse confronto amesquinhado do PT e PSDB está fazendo muito mal ao Brasil. Dilma era uma aposta temerária, mas funcionou."

A vontade de Ciro, no entanto, esbarra na ascensão do governador de Pernambuco Eduardo Campos, presidente da legenda. Ele reconhece que Campos está "pronto" para disputar a Presidência, mas considera que a melhor hora não seria em 2014.


Apesar disso, defende que se o PSB definir pela candidatura própria, deve romper antecipadamente com o governo. "Tudo bem se for isso, vamos para rua. Agora, pelos meus padrões de ética e decência, teríamos que anunciar agora o que nos separa da Dilma e sair do governo". Ciro diz que fica no PSB.

Em campanha por Roberto Claudio (PSB), seu candidato no segundo turno de Fortaleza, ele reage contra a estratégia da prefeita, Luizianne Lins (PT), de arrastar Lula para o palanque do petista Elmano de Freitas.

"Se o Lula é um líder de facção, e eu lamento que ele tenha assumido essa posição, ele vem [para Fortaleza]. Aqui no Ceará todos votamos nele e na Dilma. A Luizianne não deu um dia de serviço pela Dilma e ele sabe disso."

Ministro e um dos principais interlocutores de Lula no auge do mensalão, em 2005, ele avalia que o resultado das urnas no primeiro turno mostra que o escândalo não respingou em cidades do Nordeste, como Fortaleza, mas teve impacto em São Paulo.

Acompanhando o julgamento, ele ataca o ex-colega de Esplanada José Dirceu, que pode ser condenado nesta semana pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelo crime de corrupção ativa.

"Ele tem grandes valores, mas pudor e recato ele não tem mais nenhum. Se você pegar o escândalo da Delta lá tem recibo do Dirceu como consultor. Foi agora. Em todos os escândalos o cara está, não é possível."

Ciro diz acreditar na inocência de José Genoino, ex-presidente do PT, e faz elogios ao ex-tesoureiro Delúbio Soares, já condenado pelos ministros da corte. "Ele errou, mas é um excelente caráter".

09 de outubro de 2012
ANDREIA SADI - Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário