"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 9 de outubro de 2012

DAQUI A POUCO RECOMEÇA O MENSALÃO

A expectativa é quanto ao voto de Toffoli, amigo íntimo de Dirceu e Genoino.

Recomeça agora no início da tarde a votação do capítulo sobre corrupção ativa, com as manifestações dos ministros Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto.


“Esses meus amigos…”

Dos quatro ministros do Supremo Tribunal Federal que já votaram nesse capítulo, Rosa Weber e Luiz Fux seguiram o voto do relator, condenando Dirceu, Genoino e mais seis réus por compra de apoio político da base aliada ao governo entre 2003 e 2004, e a sessão foi suspensa logo em seguida, ainda sem formação de maioria em relação aos réus desta etapa. Ficaram três votos contra um (do ministro revisor Lewandowski). Portanto, faltam três votos (em seis) para condenar esses réus.

Pela tendência já demonstrada, a condenação é certa, e a grande expectativa fica por conta do voto do ministro Dias Toffoli, amigo pessoal do ex-presidente Lula e dos três principais réus – José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.

Será que Toffoli vai seguir o escalafobético voto do revisor Ricardo Lewandowski, que vem atuando como uma espécie de advogado de defesa dos réus, fazendo um esforço tremendo para desmontar a acusação apresentada pelo relator Joaquim Barbosa. Lewandowski inocentou José Dirceu e José Genoino, “por falta de provas”. Mas condenou Delúbio Soares, como se tesoureiro mandasse em partido político…

Vamos ver se Toffoli vai jogar sua futura biografia no lixo ou preferirá se comportar como um verdadeiro ministro do Supremo, que será sua função nos próximos 26 anos.

Um comentário:

  1. Desculpe a brincadeira, mas:
    "DAQUI A POUCO RECOMEÇA O MENSALÃO????"
    Chega de mensalão, vamos prender esses e torcer para que nunca mais se tenha que julgar outros(sic).
    Abraços, excelente blog.

    ResponderExcluir